quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Foto: Cristiano Borges
O governador Ronaldo Caiado junto a sete governadores que integram o Fórum de Governadores deu continuidade, na última terça-feira (07), às discussões sobre formas de repor as perdas de arrecadação com o ICMS. Na agenda, os governadores se reuniram com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e com os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes, em Brasília.
Caiado explicou que foi discutido como o Governo Federal irá compensar os estado devido às perdas de arrecadação, se arcará com 100% ou de forma parcelada, que também atenderia à demanda.
“O que se procura é segurança jurídica, aquilo que a constituição nos garante, mas infelizmente não está sendo aplicado. Você não pode simplesmente mudar a forma de arrecadação no meio de um orçamento”, argumentou o chefe do Executivo goiano em coletiva à imprensa. A redução das alíquotas do ICMS dos combustíveis, energia e telecomunicação, impostas no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, em 2022, deve gerar somente neste ano, uma queda de arrecadação ao tesouro estadual de R$ 5,5 bilhões.
Segundo Caiado, a reunião dessa terça-feira no Ministério da Economia foi esclarecedora para dar início às tratativas sobre como se dará a compensação aos Estados.
O encontro contou ainda com os governadores Rafael Fonteles, (PI), Wilson Lima (Amazonas), Celina Leão (DF), Renato Casagrande (Espírito Santo), Carlos Brandão (Maranhão), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e Tarcísio de Freitas (São Paulo). Por falar em compensação, e a taxa do agro criada em Goiás para compensar essas perdas?
RIO VERDE E O PLANO MUNICIPAL DO TURISMO
O Sebrae Goiás, em parceria com a Prefeitura de Rio Verde, com o apoio da Comtur, realizou na noite da última terça-feira (7) mais uma etapa da construção do Plano Municipal de Turismo. A reunião aconteceu na Sala de Treinamento da Agência Sebrae em Rio Verde.
Na oportunidade, o workshop concentrou na apresentação dos produtos turísticos em fase de formatação no município (agrociência) e abordou questões como missão, visão, fatores críticos de sucesso e valores do Plano Municipal. Entre os participantes, houve uma dinâmica para validação de ações a serem realizadas na cidade.
A convidada da reunião, Tatiana Fernandez, consultora de desenvolvimento de destinos turísticos, abordou o assunto junto aos empresários participantes. Para anunciar uma cidade como destino turístico, a especialista ressalta a necessidade de modelar esse potencial. “É o que estamos fazendo aqui em Rio Verde. O trabalho é pegar áreas potencialmente atrativas para visitas turísticas e moldá-las para terem os requisitos operacionais e comerciais”, disse.
Como exemplo, Tatiana avalia que não é certo anunciar, divulgar e dar publicidade para um ambiente se não tiverem sido definidos aspectos como, por exemplo, quais os dias e horários de atendimento; o que é indispensável para o visitante; e o tempo de duração da visita, dentre outras questões.
Em paralelo, as autoridades trabalham no desenvolvimento do Plano Municipal de Turismo, porque os especialistas entendem que ter apenas áreas potencialmente ativas, já prontas para receber um visitante, não é suficiente. Segundo a consultora, o trabalho envolve o que se chama “posicionamento de mercado”, ou seja, uma publicidade estratégica. “Até o posicionamento no próprio ambiente on-line precisa ser direcionado, visando conversar com o turista que queremos trazer à Rio Verde para usar o que formatamos”, afirmou.
Se não houver cuidados nesse sentido, Tatiana explica que o município até pode gerar o interesse do visitante, mas quando ele chega ao local não há uma dinâmica de atendimento e nem qualidade na entrega do que foi anunciado.
Ao dar publicidade para Rio Verde, a visão, segundo a especialista, é que a cidade seja entendida no Brasil como um “hub” nas áreas em que o município tem potencial. “Um hub é um ambiente onde a pessoa encontra toda e qualquer informação relaciona nesse eixo que é o agro”, explicou.
FOTOS NO PERFIL EM REDES SOCIAIS TEM DADO TRABALHO ÀS MULHERES
É muito comum expor fotos nos perfis de rede social, principalmente fotos bonitas e bem trabalhadas. Nos últimos dias diversas mulheres que possuem perfis em redes sociais têm cruzado com uma surpresa desagradável: as fotos delas sendo usadas em perfis falsos com a intenção de atrair vítimas para golpes em supostos sites de conteúdo adulto.
Os casos ocorrem principalmente no Instagram e no Facebook. A estratégia dos criminosos é simples: eles criam contas falsas utilizando a foto de mulheres e na descrição do perfil apresentam um link que supostamente irá redirecionar o usuário para um site no qual ele terá acesso a fotos e vídeos pornográficos daquela mulher. Ao clicar no endereço eletrônico, a pessoa fica sujeita a uma série de crimes como, por exemplo, o roubo de dados sensíveis e a clonagem do cartão de crédito.
A formalização de denúncias na polícia e nas próprias plataformas é importante para inibir a prática e suspender as contas falsas que estão ativas. As vítimas devem procurar a Polícia Civil para registrar os casos a fim de que uma investigação criminal aconteça. “Nada impede que essas mulheres também peçam judicialmente a suspensão desses perfis falsos e busquem identificar as pessoas por trás do crime”, destaca autoridades policiais.
Coluna escrita por Cairo Santos - Jornalista Político e Esportivo
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