sábado, 06 de julho de 2024

Brasil

Coluna Cairo Santos: FRAUDE NO DESENROLA BRASIL

POR Cairo Santos | 21/07/2023
Coluna Cairo Santos: FRAUDE NO DESENROLA BRASIL

Imagem/Agência Brasil

T

Tudo no Brasil precisa ser feito com muito cuidado. Toda decisão precisa ser tomada depois de muito avaliar. O alerta é para aqueles que estão sendo beneficiados com o programa do governo federal desenrola não cair nas mãos de golpistas que estão usando o programa para aplicar golpes em desavisados.

 

 

O programa, lançado no dia 17 para a Faixa 2, é voltado para a renegociação dos débitos bancários que devem ser negociados diretamente com a instituição financeira em condições especiais a serem definidas por cada banco. Essa faixa inclui as dívidas bancárias dos clientes que tenham renda mensal superior a 2 salários-mínimos e menor que R$ 20 mil e que não estejam incluídos no Cadastro Único do Governo Federal. Serão beneficiadas dívidas contraídas entre 2019 e 31 de dezembro de 2022.

 

 

O principal objetivo do programa é reintroduzir pessoas com restrição de crédito na economia, permitindo melhores condições de renegociação de dívidas bancárias. Entretanto, criminosos podem aproveitar o programa para aplicar golpes por meio de links falsos e através da engenharia social, que usa técnicas para enganar o indivíduo para que ele forneça dados confidenciais, além de realizar transações financeiras para o golpista.

 

 

A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) esclarece que os cidadãos interessados em renegociar as dívidas dentro do Programa Desenrola Brasil só busquem informações dentro dos canais oficiais dos bancos que aderiram ao programa, como agências, na internet banking ou em seus aplicativos bancários. Se for negociar na internet banking, sempre digite você mesmo o endereço da instituição financeira.

 

 

É muito importante que o cliente não clique em links recebidos por aplicativos de mensagens, de redes sociais e em links patrocinados em sites de busca. Faça você mesmo o contato com o seu banco. Fique atento para que não sejam aceitas propostas de envio de valores com a finalidade de garantir melhores condições de renegociação das dívidas. Reforçamos que somente é possível renegociar as dívidas nos canais oficiais dos bancos.

 

 

A Federação também informa que caso o cliente desconfie de alguma proposta ou valor, ele deve em contato com o banco nos seus canais oficiais. Somente após a formalização de um contrato de renegociação é que o cidadão pode ter os valores debitados de sua conta, nas datas acordadas. Se a cobrança for feita em boleto, é importante checar na hora do pagamento se o mesmo está sendo feito realmente para a instituição financeira com a qual o cliente tem a pendência.

 

 

A Febraban também alerta que a entidade não envia comunicado para renegociar dívidas no Desenrola. Caso receba qualquer mensagem com o logotipo da entidade e/ou de bancos, o cliente deve descartá-la e entrar em contato com os canais oficiais da instituição financeira. Devido à alta procura a Caixa Econômica Federal abre nesta sexta-feira, dia 21, uma hora antes do horário habitual para atender interessados. Até agora aderiram ao programa a CEF e o Banco do Brasil, além dos três maiores bancos privados do País. Segundo o Ministério da Fazenda, já foram desnegativados cerca de 2,5 milhões de brasileiros que tenham dívidas até R$ 100,00. “Em um País onde o que vale é a lei de Gerson levar vantagem em tudo” todo cuidado é pouco.

 

 

Esse texto não reflete necessariamente a opinião do Jornal Somos. 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: