quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Coluna Cairo Santos: FARMÁCIA POPULAR DO BRASIL, O CAMINHO PARA ECONOMIZAR COM MEDICAMENTOS

POR Cairo Santos | 26/02/2024
Coluna Cairo Santos: FARMÁCIA POPULAR DO BRASIL, O CAMINHO PARA ECONOMIZAR COM MEDICAMENTOS

Foto: Reprodução/Ministério da Saúde

C

Cuidar da saúde no Brasil está cada vez mais difícil. Os preços dos remédios assustam a cada passada na farmácia. Agora, imagine alguém que precisa tomar vários medicamentos de uso contínuo, se não tiver ajuda a situação tende a se agravar. O caminho na maioria das vezes é a farmácia popular, programa do governo federal que muita gente não sabe como usar.

 

O programa Farmácia Popular oferece gratuitamente medicamentos para o tratamento do diabetes, incluindo insulinas, antidiabéticos orais e outros insumos essenciais. Esses remédios oferecidos no programa significam acesso e mais benefícios para a população, especialmente para aqueles que não possuem plano de saúde ou condições financeiras para arcar com os custos do tratamento.O Brasil possui cerca de 16 milhões de pessoas com diabetes e, desse total, estima-se que 70% dependem do Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, fazem o acompanhamento médico e recebem os insumos e remédios pelo sistema público de saúde.


O programa Farmácia Popular tem um papel fundamental no acesso aos medicamentos básicos para tratar a doença, que são oferecidos gratuitamente ou em que a maior parte do valor é subsidiada pelo governo e o restante pelo paciente. Em 2024, esse programa ganhará mais investimentos e, com isso, ampliará seus benefícios pelo Brasil.

 


Para ter acesso aos medicamentos gratuitos , os beneficiários precisam apenas se dirigir a uma farmácia credenciada e apresentar a receita médica, documento de identidade e CPF. Para pessoas com diabetes são oferecidos gratuitamente os medicamentos:


• Cloridrato de metformina 500mg
• Cloridrato de metformina 500mg – ação prolongada
• Cloridrato de metformina 850mg
• Glibenclamida 5mg
• Insulina humana regular 100ui/ml
• Insulina humana 100ui/ml


Além disso, outro medicamento para o tratamento do diabetes tipo 2 e doença cardiovascular é oferecido com o pagamento de coparticipação dos pacientes, ou seja, a maior parte do valor é subsidiada pelo Governo Federal e uma parte pelo paciente, o remédio em questão é:


• Dapaglifozina 10mg


O programa Farmácia Popular também oferece medicamentos para colesterol e hipertensão, problemas que podem ter relação com o diabetes. Ao todo, o programa disponibiliza mais de 40 remédios para tratar doenças crônicas. No portal Um Diabético (www.umdiabetico.com.br) você encontra a lista completa desses medicamentos oferecidos no programa. Então procure sempre uma farmácia credenciada e exija seu direito ao medicamento gratuito.

 

 

Esse texto não reflete necessariamente a opinião do Jornal Somos. 

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: