quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Imagem: Freepik
Nem tudo que reluz é ouro. Conhece o ditado? Então, se tratando de internet, essa é a pura verdade. Todo dia somos bombardeados pelas redes sociais com anúncios mirabolantes, oferecendo produtos com preços inacreditáveis que não passam de golpes.
71% dos brasileiros tiveram contato com ao menos um crime virtual em 2022, de acordo com pesquisa da NordVPN. Destes, 37% sofreram mais de uma ameaça no ano.
O estudo também revela que a maior preocupação dos brasileiros são as fraudes financeiras envolvendo o Pix - para 75% dos entrevistados, esse tipo de golpe é considerado grave.
"15% dos brasileiros foram pessoalmente afetados por fraudes financeiras usando pagamentos através do Pix no ano passado", afirma Daniel Markuson, especialista em segurança digital da NordVPN. "Além disso, a mesma quantidade de pessoas foi vítima de lojas falsas na internet e tiveram suas informações de cartão de banco roubadas", completa.
O que fazer para se proteger desses golpistas que a cada dia estão mais especializados e os golpes parecem mais reais? Especialista lista alguns cuidados que podemos tomar além de não ter o “olho grande” quando deparar com alguma oferta espetacular e acreditar que você é mais esperto que todo mundo.
Além de tomar todas essas precauções, duvidem sempre e não se desesperem ao receber uma ligação de um parente chorando e pedindo socorro. O segredo é manter a calma, manter a cabeça fria para solucionar o problema sem ser vítima de um golpe. Pratique.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
De acordo com a presidente da equipe, Kenia Leite, o objetivo é figurar entre as 5 melhores equipes da competição.