segunda-feira, 08 de julho de 2024

Brasil

Coluna Cairo Santos: DENGUE NÃO PODE DAR SAMBA

POR Cairo Santos | 06/02/2024
Coluna Cairo Santos: DENGUE NÃO PODE DAR SAMBA

Foto: Anjana Prasad

P

Parece coluna repetida, mas não é não, o assunto é que ganha a cada dia mais importância. Voltamos a falar de Dengue nesse período pré-carnaval já que a explosão dos casos obrigou o governo de Goiás a decretar situação de emergência em saúde pública no estado.

 

A explosão de casos de dengue em diversas regiões do país fez com que quatro estados – Acre, Minas Gerais e Goiás – e o Distrito Federal decretassem situação de emergência em saúde pública.

 

O decreto do governo de Goiás foi publicado na última sexta-feira (2/2). Dados da Secretaria de Saúde indicam que, este ano, foram registrados 22.275 casos de dengue e duas mortes no estado. Um aumento de 58% na comparação com o mesmo período de 2023.

 

Além das quatro unidades federativas, a cidade do Rio de Janeiro também declarou emergência em saúde pública em razão da dengue. O decreto foi publicado nesta segunda-feira (5/2), em meio a 20.064 casos prováveis da doença contabilizados até 1º de fevereiro.

 

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse neste sábado (3) que o governo estuda ampliar a oferta de vacinas contra a dengue no país. A informação foi repassada durante a abertura do Centro de Operações de Emergências (COE) contra a dengue, em Brasília. Segundo a ministra, foram realizadas reuniões com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Butantã para tratar do tema.

 

“Todo o nosso esforço será para ampliar essa oferta [de vacinas]”, disse a ministra.

 

O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema de saúde pública. A primeira remessa com cerca de 757 mil doses chegou ao Brasil em 20 de janeiro. O lote faz parte de um total de 1,32 milhão de doses fornecidas pela farmacêutica responsável pela Qdenga. Outra remessa, com mais de 568 mil doses, está com entrega prevista para fevereiro. A previsão é que o país receba 5,2 milhões de doses este ano. Inicialmente, a vacina será aplicada na população de regiões endêmicas, em 521 municípios.

 

Para 2025, a pasta já contratou outras 9 milhões de doses. Com a chegada do carnaval é muito importante que cada um de nós possa cuidar dos nossos quintais para não sermos responsáveis pelo aumento do numero de casos e mortes. Nunca é demais lembrar que a Covid-19 também preocupa e se você esta com o cartão de vacinação desatualizado procure a regularização e no carnaval, se puder, evite aglomeração e a sua melhor fantasia é a mascara.

 

 

Esse texto não reflete necessariamente a opinião do Jornal Somos. 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: