segunda-feira, 08 de julho de 2024

Brasil

Coluna Cairo Santos: CELULAR AJUDA OU ATRAPALHA NO APRENDIZADO DAS CRIANÇAS?

POR Cairo Santos | 05/02/2024
Coluna Cairo Santos: CELULAR AJUDA OU ATRAPALHA NO APRENDIZADO DAS CRIANÇAS?

Getty Images

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O que até pouco tempo era considerado o principal aliado na educação de jovens no Brasil parece não ser tão eficiente assim. Banimento total do celular começa a ser adotado em algumas escolas brasileiras diante da discussão sobre efeitos nocivos para a saúde e para o aprendizado


Escolas públicas e particulares no Brasil e em outros países ampliam a restrição aos celulares diante de estudos que apontam graves consequências do uso excessivo do aparelho por crianças e adolescentes, tanto para o aprendizado quanto para a saúde mental.


O veto em sala de aula já se dissemina, e o banimento total no ambiente escolar começa a ser adotado, normalmente com o apoio e até o apelo das famílias Na Escola da Vila, em São Paulo, por exemplo, foi colocado nas salas do ensino médio um suporte plástico ao lado da lousa, semelhante a uma sapateira, em que os estudantes devem guardar os aparelhos desligados. “Isso tem ajudado bastante a manter o foco nas aulas”, diz Pablo Soares Damaceno, diretor do ensino médio.


Ele conta que a escola dá preferência a notebooks e tablets para atividades que envolvem a tecnologia e que, no recreio, tem incentivado a prática de esportes, música e jogos na tentativa de reduzir a dependência no celular.


O avanço das restrições foi recomendado por um relatório da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) do ano passado, contundente ao apontar estudos que mostram uma “associação negativa entre o uso das tecnologias e o desempenho dos estudantes”.

 

Na prática, mostrou-se inviável conter o uso de redes sociais e jogos online pelos alunos e se percebeu que o celular, mesmo quando guardado nas mochilas, atrapalha a concentração.


Em dezembro, o Pisa (Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes) divulgou dados alarmantes, entre os quais o de que 65% dos alunos de 15 anos nos países pesquisados relataram que se distraem nas aulas de matemática com o celular. No Brasil, a média é ainda maior, chegando a 80%. Quase a metade (45%) dos estudantes disseram se sentir nervosos ou ansiosos quando estão longe do celular.


Diante dos prejuízos evidentes, o controle deverá ser mais efetivo em escolas Brasil afora. Muitas já decidiram que o celular está proibido a partir do momento que o aluno entre no estabelecimento de educação e só poderá ser usado ao término das aulas e fora do ambiente escolar. Será que isso vai ajudar a melhorar o ensino no Brasil?

 

 

Esse texto não reflete necessariamente a opinião do Jornal Somos.

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