quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Em clima de possível zebra os senadores empossados ontem, 01, elegeram o presidente para os próximos dois anos. Três senadores se inscreveram como candidatos, mas a disputa ficou entre apenas dois, Rodrigo Pacheco (PSD) representando a situação, inclusive apoiado pelo palácio do planalto e Rogério Marinho (PL) representando a oposição, inclusive contando com o apoio declarado do ex-presidente Jair Bolsonaro. Eduardo Girão do (PODEMOS) que era candidato dele mesmo já que não contava com o apoio do partido, desistiu minutos antes da votação declarando apoio ao candidato Rogerio Marinho. O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) foi reeleito presidente após uma votação apreensiva contra o candidato bolsonarista Rogério Marinho. Pacheco obteve 49 votos, contra 32 de Marinho.
A vitória de Pacheco tem como pano de fundo os ataques de 8 de janeiro em Brasília. Além de alavancar sua reeleição, o presidente do Senado contou com traições de aliados de Marinho. Especialistas políticos têm avaliado que este foi o primeiro teste importante do Palácio do planalto no Senado Federal.
Já na Câmara Federal deu a lógica e o deputado federal Arthur Lira (Progressistas-AL) foi reeleito com ampla margem e com favoritismo na disputa, o parlamentar obteve 464 votos, recorde já registrado em uma eleição para o comando da Casa.
Lira deixou para trás os deputados Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Chico Alencar (PSOL-RJ). Enquanto Alencar obteve 21 votos, Van Hattem conseguiu 19. Outros cinco parlamentares votaram em branco.
Com mais dois anos à frente da Câmara, Arthur Lira terá papel fundamental no cenário político do país. Será ele um dos responsáveis de articular o apoio da maioria da Casa a favor do governo, assim como fez com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
POSSE NA ALEGO
O dia de ontem também foi de festa na Assembleia Legislativa de Goiás com a posse dos novos deputados. Ao todo, 41 deputados tomaram posse, sendo que 19 deles são novatos na Casa. Os parlamentares são representados por 17 partidos e têm mandato até 2026.
Com a posse dos 41 deputados que compõem a 20ª Legislatura da Alego, os partidos que possuem as maiores bancadas são os de aliados do governo: o União Brasil e o MDB, que são presididos pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), e o vice-governador, Daniel Vilela (MDB), respectivamente.
Com a posse, Goiás passa a ter quatro deputadas mulheres: Bia de Lima (PT), Rosângela Rezende (Agir), Vivian Naves (PP) e ZeliFritsche (PRTB). Assim, a participação feminina passa a ser duas vezes maior que na última legislatura.
Além da cerimônia de posse, foi eleita a nova Mesa Diretora que comanda o 1º biênio da legislatura, que começou nesta quarta-feira e vai até o dia 31 de janeiro de 2025. A eleição aconteceu em uma chapa única comandada pelo deputado Bruno Peixoto (UB), que foi eleita por unanimidade, com 41 votos. O deputado rio-verdense Lucas do Vale (MDB) faz parte da mesa diretora ocupando o cargo de 2º vice-presidente corregedor.
NÚMERO DE VACINADOS EM GOIÁS CONTINUA PREOCUPANDO AS AUTORIDADES
Dados divulgados nesta quarta-feira (1º) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) mostram que apenas 3,8% das crianças entre 6 meses e 2 anos de idade foram vacinadas contra Covid-19 em todo o estado. Esse percentual significa que 233 mil crianças receberam o imunizante.
Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal dessas crianças, o governo recebeu parte de um pedido de 250 mil doses da vacina Pfizer Baby nesta quarta-feira.
A superintendente de Saúde da SES, Flúvia Amorim, explicou que a remessa enviada pelo Ministério da Saúde já começou a ser distribuída para as 18 Centrais Regionais de Saúde. Assim que as doses chegarem aos municípios, devem ser oferecidas para a população imediatamente, segundo orientação da secretaria.
A expectativa é distribuir todas as doses até a quarta-feira (8) da semana que vem. A SES explica que a imunização completa é garantida com a aplicação de três doses. As duas primeiras doses devem ter quatro semanas de intervalo, e a terceira é aplicada pelo menos oito semanas após a segunda. Atualmente, a vacina é aplicada em todas as crianças da faixa etária em mais de 900 postos de vacinação no estado.
Coluna escrita por Cairo Santos - Jornalista Político e Esportivo
Contato: (64) 98116-3637
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
De acordo com a presidente da equipe, Kenia Leite, o objetivo é figurar entre as 5 melhores equipes da competição.