quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Foto de Câmara Municipal
Malandragem demais às vezes é tiro no pé do malandro. O agora ex-deputado federal e ex-procurador da Lava Jato que chegou a categoria de ídolo no Brasil, Deltan Dallagnol, foi vítima do seu próprio veneno.
Vinte dias após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pela cassação do deputado federal do Podemos-PR, a Câmara dos Deputados confirmou nesta terça-feira (06/06) a perda de mandato.
Os ministros do TSE entenderam, por unanimidade, que ao pedir exoneração do cargo de procurador da República enquanto ainda era alvo de procedimentos para apurar infrações disciplinares no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Dallagnol cometeu uma irregularidade, já que os processos poderiam levá-lo a punições. Com o pedido de exoneração, antes de ser julgado, ele tentava enganar a Lei da Ficha Limpa e poder se candidatar normalmente ao cargo de deputado federal. Lei essa que ele sempre defendeu enquanto procurador no Paraná.
Em nota oficial, a Câmara explica que, em caso de perda de mandato determinada pela Justiça Eleitoral, cabe à Mesa Diretora da Casa confirmar a perda e formalizar a decisão judicial. “Nesse caso, não há que se falar em decisão da Câmara dos Deputados, mas apenas em declaração da perda do mandato pela Mesa”, diz a nota.
No dia 16 de maio, o TSE cassou, por unanimidade, o mandato do deputado por entender que Deltan Dallagnol pediu exoneração do cargo de procurador da República enquanto tramitavam processos administrativos que poderiam torná-lo inelegível se fosse condenado.
De acordo com a Câmara dos Deputados, a nomeação do suplente está pendente, em razão de uma disputa entre Itamar Paim (PL) e Luiz Carlos Hauly (Podemos). A nomeação será determinada por decisão da Justiça. Essa cassação abre ainda mais os olhos de outro parlamentar, o ex-juiz da lava jato no Paraná e senador Sergio Moro, que também é acusado de cometer irregularidades enquanto juiz. Será que esse país está entrando nos trilhos?
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.