terça-feira, 03 de dezembro de 2024

Brasil

Coluna Cairo Santos: APOSENTADOS X CONSIGNADOS

POR Jornal Somos | 17/03/2023
Coluna Cairo Santos: APOSENTADOS X CONSIGNADOS

Enerson Cleiton/Prefeitura de Uberaba-MG

A

Ao se aposentar, muitas vezes antes de ser informado pelo INSS, o cidadão é bombardeado por funcionários de bancos oferecendo empréstimo consignado. Para as instituições financeiras o negócio era sensacional, pois os juros cobrados eram altos e o risco zero, pois o valor emprestado é descontado no pagamento do benefício. Ganhar muito, ótimo, ganhar pouco não quero, parece ser este o lema das instituições financeiras brasileiras.

 

 

Pelo menos oito bancos anunciaram a suspensão temporária do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) depois da redução do limite de juros de 2,14% para 1,7%, oficializada nesta quarta-feira (15).

 

 

Já anunciaram a suspensão temporária da modalidade os bancos Mercantil do Brasil, Pan, Pag Bank, Bem Promotora, Daycoval e Itaú, C6 e Bradesco. 

 

 

A redução dos juros foi aprovada pelo Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), que conta com membros representantes do governo, dos empregadores e dos trabalhadores. A medida foi proposta pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. Depois que a decisão foi tomada, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) fez críticas à redução dos juros. "Iniciativas como essas geram distorções relevantes nos preços de produtos financeiros, produzindo efeitos contrários ao que se deseja, na medida em que tendem a restringir a oferta de crédito mais barato, impactando na atividade econômica, especialmente no consumo", afirmou e entidade, em nota. Vai entender a cabeça de banqueiro.

 

 

 

8 DE JANEIRO CONTINUA RENDENDO

 

A Polícia Federal cumpre nesta sexta-feira (17) 78 mandados em nove estados e no Distrito Federal contra suspeitos de envolvimento nos atos golpistas do dia 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes foram alvos de vandalismo e depredação em Brasília.

 

 

Ao todo, são 46 mandados de busca e apreensão e 32 mandados de prisão. Os nomes dos alvos não foram divulgados. Até o fechamento da coluna12 pessoas tinham sido presas. Em Goiás são 02 mandados de busca e apreensão e 02 mandados de prisão, os alvos são os mesmos e são moradores de Goiânia e Cezarina. Os nomes não foram divulgados pela polícia federal.

 

 

Segundo informações preliminares da PF, um dos alvos dos mandados de prisão é a mulher flagrada em foto e vídeo pichando a frase "perdeu, mané" na estátua que simboliza a Justiça em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal.

 

 

Nesta quinta (16), o Supremo Tribunal Federal informou que concluiu a análise das prisões de todos os suspeitos detidos nos dias seguintes aos atos de terrorismo na Esplanada dos Ministérios, seja em flagrante, seja nas fases anteriores da operação Lesa Pátria.

 

 

Relator do caso, o ministro Alexandre de Moraes rejeitou os pedidos de liberdade de 86 mulheres e 208 homens que tiveram as condutas consideradas mais graves. Com isso, esses 294 suspeitos foram mantidos em prisão preventiva. Todo ato gera uma consequência.

 

 

 

CUIDADO AO PROFERIR A FRASE “O RAIO QUE O PARTA”

 

De acordo com a Equatorial, empresa concessionária da distribuição de energia em Goiás o estado registrou 2,4 milhões de raios somente em janeiro e fevereiro deste ano. Conforme a companhia, o número representa mais de 60% do total registrado em todo o ano de 2022, que chegou a 3,8 milhões. As cidades mais impactadas nos últimos dois meses foram Niquelândia, Cristalina, Rio Verde, Porangatu, Jataí e Formosa.

 

 

Somente em janeiro foram registrados 1,7 milhão de descargas atmosféricas, o que é quase três vezes mais que o total identificado no mesmo período do ano passado.

 

 

A companhia informou que a empresa possui um sistema de monitoramento de raios em parceria com a Climatempo com objetivo de acompanhar a evolução das tempestades, visto que as descargas atmosféricas afetam o fornecimento de energia, além de provocarem curtos-circuitos, queima de equipamentos e até acidentes fatais. Com isso a empresa tenta justificar as constantes interrupções no fornecimento de energia neste período chuvoso que o estado enfrenta.

 

 

A empresa ainda compartilhou dicas de segurança que alertam sobre os cuidados para se ter dentro e fora de casa durante tempestades.

 

 

Cuidados dentro de casa:

  • Evitar o uso de celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;
  • Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
  • Evitar consertos de instalações elétricas;
  • Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.

 

 Cuidados fora de casa:

  • Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
  • Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.

 

Fique atento e muito cuidado.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: