quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Brasil

COLUNA CAIRO SANTOS

POR Jornal Somos | 26/09/2022
COLUNA CAIRO SANTOS

Redação Jornal Somos

S

SERÁ QUE TEREMOS PRORROGAÇÃO NAS ELEIÇÕES?

 

A menos de uma semana da votação, as pesquisas permitem a algum candidato sonhar com a vitória no primeiro turno? (pra vencer precisa ter 50% mais um dos votos válidos). No cenário estadual o governador candidato a reeleição Ronaldo Caiado tem 62% dos votos válidos segundo a quinta rodada da pesquisa Serpes, o suficiente para encerrar a peleja no primeiro turno. A pergunta que não quer calar é: o tudo ou nada da reta final, a maior rejeição de Caiado e o número de indecisos podem aprontar alguma surpresa?

 

NACIONAL

 

No cenário nacional a situação, segundo a última pesquisa Datafolha, esta totalmente indefinida. Pode ou não o jogo terminar sem prorrogação. O candidato Lula do PT tem, segundo a pesquisa, 50% dos votos válidos e vai dedicar quase que todo o tempo da última semana pregando o voto útil. O caminho é convencer aquele eleitor que pretende votar em alguém que não esteja ocupando os primeiros lugares das pesquisas, afirmando que num segundo turno votaria no seu candidato de preferencia. O objetivo é convencer esse eleitor a votar já no primeiro turno na sua opção de segundo turno. Quem viver verá.

 

TODO MUNDO JUNTO

 

Alguns eleitores estão com dificuldades para entender o posicionamento de alguns candidatos que resolveram misturar as camisas nesta reta final. Tem candidato à deputado federal de um determinado partido, dobrando com candidato a estadual de oposição ao seu partido; apoiando candidato ao Senado de outro partido, candidato a governador também de outro partido, mesmo o seu partido tendo candidatura própria ao senado e ao governo. Leia se: Cidinho do Patriota candidato à Câmara Federal que apoia Gustavo Mendanha também do Patriota, mas caminha em Nova Crixás com Ronaldo Caiado adversário de Mendanha na corrida pelo governo do Estado. Será que o eleitor vai entender tudo isso?

 

E AGORA LISSAUER?

 

Deu perigo de gol uma reunião em que o diretor parlamentar da Alego Rubens Sardinha fez com os funcionários da Assembléia Legislativa em favor da candidatura de Marconi Perilo do PSDB e adversário declarado do presidente da casa Lissauer Vieira. Parte da imprensa chegou a especular que seria recado do deputado Lissauer a outro desafeto Daniel Vilela que pretende sentar na cadeira de governador daqui a quatro anos. Na verdade, o gol foi contra, já que o presidente Lissauer reagiu rápido afirmando nada ter haver com a reunião e Sardinha tratou de tirar o chefe dessa, afirmando que a reunião para o Marconi com funcionários da Alego aconteceu fora do horário de expediente e não na sede da Alego, sendo iniciativa própria e que seu candidato ao governo é Ronaldo Caiado que tem a campanha coordenada por Lissauer. No final das contas o jogo terminou empatado.

 

 

Coluna escrita por Cairo Santos - Jornalista Político e Esportivo

 

Contato: (64) 98116-3637

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: