sábado, 23 de novembro de 2024

Brasil

Coluna Bento Junior: MORRE LUIZ SCHIAVON, FUNDADOR DO RPM, AOS 64 ANOS

POR Bento Júnior | 15/06/2023
Coluna Bento Junior: MORRE LUIZ SCHIAVON, FUNDADOR DO RPM, AOS 64 ANOS

Foto: Odival Reis / Agência O Globo

D

Depois de quatro anos enfrentando uma doença autoimune, complicações do tratamento o levaram a ser internado nas últimas semanas em um hospital em Osasco.


Hoje (15), o dia começou mais triste para a música brasileira, mais uma vez. Após a passagem de Rita Lee há pouco tempo, dessa vez a perda foi do tecladista, produtor musical e um dos fundadores do RPM, Luiz Schiavon. Além de sua enorme contribuição no campo da produção musical, trabalhando com duplas sertanejas de sucesso, como João Paulo & Daniel, Leandro & Leonardo e Chitãozinho & Xororó, Luiz produziu trilhas sonoras originais para novelas globais como “Rei do Gado”, e também dirigiu a banda do extinto “Domingão do Faustão” entre os anos de 2004 à 2010.

 

Sua contribuição de maior reconhecimento, porém, foi ao lado do baixista Paulo Ricardo, fundando a famigerada banda RPM, donos de lendários singles como Rádio Pirata. Schiavon foi um dos pioneiros da tecnologia digital aplicada à música pop no Brasil, ele ajudou a popularizar a sonoridade de sintetizadores japoneses, especialmente das marcas Roland e Yamaha, os computadores americanos da Apple como controladores de som, além dos sequenciadores e baterias eletrônicas - que sempre o acompanhavam no palco para os shows da banda.

 

De acordo com o comunicado, a cerimônia de adeus será reservada apenas para amigos e familiares. A família ainda enfatiza "Despeçam-se ouvindo seus acordes, fazendo homenagens nas redes sociais, revistas e jornais, ou simplesmente lembrando dele com carinho, o mesmo carinho que ele sempre teve com todos aqueles que conviveram com ele." Seu legado é grande, ele deixará saudades aos familiares, amigos e fãs, e inclusive já vou preparar minha playlist com as minhas preferidas da banda para ouvir em homenagem a esse grande nome que agora descansa junto a outros grandes nomes do panteão musical brasileiro.

 

Esse texto não reflete necessariamente a opinião do Jornal Somos.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: