sexta-feira, 19 de abril de 2024

Brasil

CNH digital passa a ser obrigatória por todo país

POR Jornal Somos | 04/07/2018
CNH digital passa a ser obrigatória por todo país

Correio Popular

N

Nessa segunda-feira (2), a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital passou a ser obrigatória em todas as unidades da Federação segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Com a versão virtual, o motorista poderá acessar o documento pelo celular e evitar multas, principalmente quando não estiver com a CNH, por ter esquecido em casa.


O uso da versão digital é opcional para motoristas e a impressa continuará sendo emitida. Para solicitar a carteira digital, é necessário ter o modelo atual do documento em papel, emitido a partir de maio de 2017, com QR Code na parte interna. Quem não tem o modelo novo precisa atualizar a CNH tradicional primeiro antes de pedir a virtual.

Quem não está incluído neste grupo pode solicitar a CNH digital por meio do pagamento da taxa de R$ 67,10. Os condutores que possuem o certificado digital estão isentos do pagamento. Outra opção é aguardar a renovação da CNH impressa para ter acesso gratuitamente à versão eletrônica.


Os interessados que ainda possuem a CNH impressa no formato antigo e desejam adquirir a CNH digital devem procurar o Detran para emitir a segunda via ou renovar o documento. Para acessar a CNH-e, o motorista precisa se cadastrar no portal do Departamento Nacional de Trânsito, que enviará por e-mail um link de ativação do serviço e criação de uma senha. Depois, deve baixar o aplicativo da CNH-e no celular, disponível nos sistemas iOs e Android. O acesso à habilitação digital não depende de sinal de internet. O site do Detran terá um atalho para o endereço eletrônico do Denatran.


Não é obrigatório ter certificado digital (assinatura eletrônica com a mesma validade da assinatura física), mas quem não tiver deverá ir a uma unidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para confirmar os dados pessoais.


O aplicativo da CHN Digital é gratuito, mas cabe a cada estado decidir se cobrará ou não pela emissão do documento. A maioria dos estados já oferecia a CNH Digital antes da obrigatoriedade, com exceção de Bahia e Pará.

Fonte: Veja

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: