quinta-feira, 18 de abril de 2024

Clínicas privadas brasileiras entram em acordo para compra de 5 milhões de doses da vacina indiana contra a Covid

POR Ana Carolina Morais | 27/01/2021
Clínicas privadas brasileiras entram em acordo para compra de 5 milhões de doses da vacina indiana contra a Covid

Reprodução / BBC

U

Um acordo entre a Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas (AVCVAC) e a importadora Precisa Medicamentos irá viabilizar a compra de 5 milhões de doses da vacina indiana Covaxin, desenvolvida pelo laboratório Bharat Biotech. As empresas terão permissão para a compra de 2 mil a 400 mil doses do imunizante.

 

 

O prazo para o fechamento dos pedidos é até a sexta-feira (29), onde o pagamento será realizado direto com a importadora. No sábado, dia 23, a ABCVAC enviou um comunicado às suas associadas informando sobre a disponibilização da vacina produzida pela Índia.

 

 

Para a reserva do lote ser efetuada, um adiantamento de 10% do valor do contrato deverá ser pago pelas clínicas interessadas, e em caso de o imunizante não ser aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a quantia paga poderá ser devolvida.

 

 

Na última sexta-feira (22), um estudo publicado pela revista científica The Lancet informou que a Covaxin obteve resultados de segurança dentro do esperado em sua fase 1 de testes, gerando resposta imunológica aprimorada contra o novo coronavírus.

 

 

A expectativa da Bharat Biotech é de que a vacina indiana esteja disponível já no mês de abril nas clínicas particulares, após o registro definitivo na Anvisa ser aprovado. A intenção é que a fase 3 dos testes, que é efetuada com 26 mil pessoas, seja finalizada até 25 de fevereiro, possibilitando a entrada imediata do requerimento de registro definitivo no órgão de vigilância sanitária.

 

 

Além do interesse da iniciativa privada brasileira, o governo federal também está negociando a compra de um lote de 50 milhões de doses da vacina indiana. Apesar disso, por enquanto, o governo aguarda a finalização das pesquisas clínicas.

 

 

(Com informações do UOL e do Jornal Opção)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: