domingo, 01 de novembro de 2026
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 15.133/2025, que torna obrigatória, no Sistema Único de Saúde (SUS), a realização da cirurgia reparadora para casos de lábio leporino e fenda palatina. A medida também assegura o tratamento completo no pós-operatório, incluindo acompanhamento com fonoaudiólogo, psicólogo, ortodontista e outros profissionais essenciais à recuperação do paciente.
A nova legislação foi publicada nesta quarta-feira (7) no Diário Oficial da União e determina que, quando a condição for identificada no pré-natal ou após o nascimento, o recém-nascido seja imediatamente encaminhado a um centro especializado para iniciar o acompanhamento clínico e programar a cirurgia.
Além do procedimento cirúrgico, o paciente terá acesso gratuito à reeducação oral, com suporte de fonoaudiólogo para exercícios de sucção, mastigação e desenvolvimento da fala. Também está prevista assistência ortodôntica gratuita, com possibilidade de implantes dentários e uso de aparelhos, conforme a necessidade avaliada por especialista.
A proposta foi aprovada pelo Congresso Nacional no início de abril. O relator do texto na Câmara dos Deputados, Dr. Ismael Alexandrino (PSD-GO), destacou que cerca de 15 crianças nascem por dia com essa malformação no Brasil. Ele alertou que o atraso no tratamento pode agravar dificuldades de alimentação, causar infecções e levar ao isolamento social por bullying.
Segundo Alexandrino, embora a Constituição já assegure o acesso à saúde, a nova lei fortalece esse direito ao especificar a obrigatoriedade do atendimento integral.
Com informações de Agência Brasil.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
01/11/2026
Ana Castela vai cantar o Hino Nacional no GP de São Paulo de Fórmula 1
A cantora sertaneja Ana Castela foi escolhida para interpretar o Hino Nacional Brasileiro antes da corrida principal do GP de São Paulo de Fórmula 1, marcada para domingo, 8 de novembro, em Interlagos. A organização confirmou a participação da artista nas redes sociais.
31/10/2026
Metade do Brasileirão 2026 luta contra o rebaixamento
Com as vitórias de Grêmio (2 a 0 sobre Athletico) e Corinthians (2 a 0 sobre Mirassol) na 33ª rodada, metade da tabela do Brasileirão 2026 entrou em zona de risco, enquanto Coritiba, Vitória e Botafogo encaram situações críticas nas últimas rodadas.
31/10/2026
Adolescentes de 14 e 16 anos são mortos após suposto encontro em Pernambuco
Polícia Civil confirma que José Pablo, 14, e João Vitor, 16, foram mortos no Loteamento São Gabriel, após se encontrarem com alguém, enquanto João Vitor já era investigado por crimes diversos.
31/10/2026
PRF apreende cerca de 3,5 toneladas de skunk em caminhão na BR-153, em Morrinhos
Ação integrada entre a PRF e a Polícia Civil do Distrito Federal apreendeu cerca de 3,5 toneladas de skunk escondidas no compartimento de carga de um caminhão na BR-153, em Morrinhos, no sul de Goiás. Um homem de 40 anos foi preso.