terça-feira, 23 de abril de 2024

Brasil

Cientistas brasileiros investigam pessoas imunes à Covid-19

POR Ana Carolina Morais | 22/05/2021
Cientistas brasileiros investigam pessoas imunes à Covid-19

 Serhii Sobolevskyi/Getty Images

C

Cientistas brasileiros estão buscando entender por qual motivo algumas pessoas são naturalmente imunes ao novo coronavírus. O estudo, divulgado na plataforma medRxiv, baseou-se na análise do material genético de 86 casais onde apenas um dos cônjuges foi infectado pela Covid-19, mesmo que ambos tenham sido expostos.

 

 

Os resultados obtidos pela pesquisa ainda estão em processo de revisão por pares, mas até o momento, já sugerem que algumas variantes genéticas localizadas com maior frequência nos parceiros resistentes ao vírus podem estar associadas à uma ativação mais eficiente de células de defesa exterminadoras naturais ou NK (natural killers).

 

 

A coordenadora do Genoma USP, Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Mayana Zatz, explica que a hipótese levantada pela investigação é que as variantes genômicas mais frequentes nos cônjuges suscetíveis à infecção levem para uma produção de moléculas que retraiam a ativação das células NK. “Mas isso é algo que ainda precisa ser validado por meio de estudos funcionais”, afirma.

 

 

O fato da possível resistência à Covid-19 ser, de certa forma, comum na população (o que difere do HIV, por exemplo), remete à uma herança genética complexa, onde muitos genes estão envolvidos.

 

 

“Isso significa que, para achar algo significativo ao olhar o genoma como um todo, seria preciso ter uma amostra gigantesca, com mais de 20 mil voluntários. Decidimos, então, focar em dois grandes grupos de genes relacionados com a resposta imune: o complexo principal de histocompatibilidade [MHC, na sigla em inglês] e o complexo de receptores leucocitários [LRC]. São os genes do MHC que definem, no caso de um transplante, por exemplo, se dois indivíduos são compatíveis, ou não”, revela a pesquisadora.

 

 

(Com informações da Agência Brasil)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: