quarta-feira, 24 de abril de 2024

Brasil

Cientista de Minas Gerais desenvolve vacina contra dependência da cocaína

POR Jornal Somos | 14/02/2020
Cientista de Minas Gerais desenvolve vacina contra dependência da cocaína

Reprodução /TV Brasil

L

Líder do Núcleo de Pesquisa em Drogas, Vulnerabilidade e Comportamentos de Risco a Saúde na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o cientista Frederico Garcia, junto de sua equipe, desenvolveram uma vacina para tratar dependentes de cocaína e de seus derivados, como o crack.

 

Frederico coordena o Centro de Referência em Drogas na universidade, e iniciou com a pesquisa para a vacina contra a cocaína, como uma tentativa de proteger fetos, de mães usuárias de crack, para coibir o bebê dos malefícios da droga, porém, hoje esta pesquisa é uma esperança para pessoas dependentes da cocaína.

 

Produzida de moléculas da droga, a vacina faz com que o corpo passe a reconhecer a cocaína como um agente estranho e passe a combater sua entrada no organismo. Os testes em seres humanos devem começar ainda este ano, aguardando apenas uma autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O medicamento já foi inclusive, testado em animais.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: