sábado, 18 de janeiro de 2025
Foto: Reprodução
Uma das chuvas de meteoros mais esperadas do ano, as Perseidas, atingirá sua máxima atividade nas noites entre 11 e 13 de agosto de 2024. Este espetáculo celestial será especialmente visível na Região Norte do Brasil, oferecendo boas condições para a observação.
Apesar da lua estar 50% iluminada durante o pico do fenômeno, as Perseidas poderão ser vistas desde a meia-noite até o amanhecer. Enquanto nas demais regiões do país a visibilidade será um pouco reduzida, a chuva de meteoros promete encantar com sua beleza.
No Hemisfério Norte, onde as Perseidas são mais populares, os observadores podem esperar ver até 100 meteoros por hora sob condições ideais. No entanto, no Hemisfério Sul, a visualização será limitada, mas ainda assim encantadora.
Marcelo De Cicco, astrônomo e coordenador do Projeto Exoss, parceiro do Observatório Nacional (ON/MCTI), prevê que o pico da atividade ocorrerá em 12 de agosto, entre 10h e 13h, no horário de Brasília. As Perseidas são visíveis anualmente de 14 de julho a 1º de setembro, com destaque durante os meses de verão no Hemisfério Norte, quando o clima é mais favorável para a observação das “estrelas cadentes”. Não perca esta oportunidade única de testemunhar este maravilhoso fenômeno celestial!
*Com informações Metrópoles
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10