sexta-feira, 26 de abril de 2024

Brasil

China suspende compras de mais 2 frigoríficos brasileiros

POR | 06/07/2020
China suspende compras de mais 2 frigoríficos brasileiros

Ilustração

A

A China decidiu suspender as importações de mais 2 frigoríficos brasileiros devido ao temor ao coronavírus. Trata-se de duas unidades processadoras de carne suína que pertencem à JBS e à BRF. As informações são da agência Reuters. Está proibido o embarque de carne de uma fábrica da BRF em Lajeado e de uma da JBS em Três Passos, ambas no Rio Grande do Sul. O documento que indica as suspensões, da Administração Geral de Alfândega da China (GACC, na sigla em inglês) não detalha quais os frigoríficos afetados.

 

E a preocupação que esta nota é porque a China é o principal importador de carne brasileira (bovina, suína e de frango) e já existiam bloqueios anteriores. Outras 4 processadoras brasileiras já haviam sido barradas do mercado chinês na última semana. De acordo com o Ministério da Agricultura, foram afetadas unidades da Agra em Rondonópolis (MT); da Margrig em Várzea Grande (MT); da Minuano em Lajeado (RS) e da JBS em Passo Fundo (RS) –esta última já estava com a atividade paralisada por determinação judicial.

 

Na ocasião, o governo disse que estava em contato com a Administração Geral de Alfândega da China para prestar informações pedidas pelo órgão.

“O ministério está mantendo contatos frequentes com a GACC no intuito de prestar as informações requeridas de forma ágil e transparente, mas também para reforçar que as decisões sobre eventuais suspensões de importação devem ser embasadas em informações científicas“, afirmou, em nota. 

 

A BRF informou que a fábrica de Lajeado é a primeira da companhia a ser suspensa desde o início do Covid-19. Em nota, a BRF informou não ter sido notificada oficialmente sobre a suspensão da habilitação para exportações de carne suína de sua unidade de Lajeado e ressaltou desconhecer o motivo da decisão. A BRF "já está atuando junto às autoridades brasileiras e chinesas, incluindo o Ministério da Agricultura – MAPA, o Ministério de Relações Exteriores – MRE, a Embaixada da República Popular da China no Brasil e o próprio GACC, para reversão da suspensão no menor prazo possível e tomando todas as medidas cabíveis para restabelecer tal habilitação", disse a empresa em nota.

 

A JBS já tem duas plantas suspensas, e informou em comunicado que não comentaria a decisão e afirmou que estava adotando todos os esforços para "a garantia do abastecimento e da produção de alimentos dentro dos mais elevados padrões de qualidade e segurança além da máxima proteção dos seus colaboradores".

 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) disse à Reuters que só vai se manifestar após receber o comunicado oficial da China.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: