sábado, 18 de janeiro de 2025
Imagem: Getty Images
Após a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), receber um grande volume de denúncias de pirataria generalizada de televisão a cabo, foi o bloqueio de cerca de 5 milhões de decodificadores clandestinos em uso no país.
Com essa determinação para combater esse tipo de pirataria, conhecida popularmente como “gatonet”, os equipamentos terão o sinal desligado de forma remota.
Segundo a agência, um dos modelos de equipamentos clandestinos conhecido geralmente como TV Box, é um dos principais vendidos em sites de comércio eletrônico. Esses equipamentos originalmente fornecem conexão à internet a televisores comuns, transformando o aparelho numa Smart TV.
Porém, diversos aparelhos não homologados pela agência extrapolaram a função e conseguiram decodificar sinais fechados de TV por assinatura e exibir aos usuários.
A produção e comercialização desses aparelhos tipificam ao menos cinco (5) infrações, de acordo a Anatel, são elas: uso de equipamento não homologado, transmissão clandestina de telecomunicações, uso indevido do serviço de TV por assinatura, prejuízo à ordem econômica e à concorrência e risco à segurança cibernética.
Ainda segundo a agência, as páginas que oferecem os dispositivos também incorrem em crime e podem ser punidas.
Com informações da Agência Brasil
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10