quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Sete pessoas já morreram no Brasil por conta da explosão do airbag. Em reportagem divulgada pelo Fantástico neste domingo (25), cerca de 2,5 milhões de carros estão circulando no país com airbags defeituosos. Os equipamentos são da marca japonesa Takata e foram utilizados em carros fabricados por 17 montadoras entre os anos de 2001 e 2018.
A Takata utilizava um composto químico chamado nitrato de amônio, para inflar o airbag, quando acionado. Porém, ao longo dos anos e em contato com calor e umidade, o composto se torna altamente explosivo, além de poder corroer partes metálicas do equipamento.
Na hora que o airbag infla, são projetadas partes do equipamento para a parte interna do carro, sendo fatal para o condutor, mesmo com veículo em baixa velocidade.
Esse é considerado o maior problema da história da indústria automobilística. Só no Brasil, 5 milhões de carros foram acionados para fazer o recall, mas só a metade levou o veículo para revisão.
Para saber se o carro precisa fazer o recall por conta do airbag, é só ao site da Secretaria Nacional de Trânsito: portalservicos.senatran.serpro.gov.br/#/veiculos/recall, e colocar o número do chassi ou da placa e buscar. O recall é feito de forma gratuita.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.