terça-feira, 03 de dezembro de 2024

Brasil

CBF realiza campanha para dissociar o uniforme do Brasil de política

POR Thaynara Morais | 12/11/2022
CBF realiza campanha para dissociar o uniforme do Brasil de política

Redação Jornal Somos

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Antes da convocação do técnico Tite, a assessoria da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), informou que exibiria um vídeo, de peça publicitária para promover a camisa da seleção brasileira. A determinação é para tentar dissociar o uniforme do time nacional de política, já que eles têm sido usados largamente como símbolo pelos apoiadores do presidente República, Jair Bolsonaro (PL).

 

 

No vídeo, há um rap com o refrão utilizando um trecho da música de Lulu Santos “Tão bem”. O refrão da música é "Ela me faz tão bem, Ela me faz tão bem/Que eu também quero fazer isso por ela." É uma referência à camisa da seleção.

 

 

"É o início de uma campanha institucional. Passará na TV aberta e fechada, e redes sociais. É para mostrar que todos podem se sentir bem com a camisa da seleção", contou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

 

 

A CBF já pensava em lançar o movimento para dissociar o uniforme amarelo de um só movimento político, durante a eleição. Só que houve a percepção de que não adiantaria dar um passo nesta direção durante o pleito. Foi preciso esperar a conclusão da votação.

 

 

Por esse motivo, a CBF e a comissão técnica da seleção vinham se mantendo afastadas de qualquer partido ou movimentos políticos. A cautela era justamente para evitar que fosse criada uma antipatia ao time.

 

 

Um dos principais jogadores da equipe, Neymar, optou por se posicionar durante a eleição declarando apoio a Jair Bolsonaro. O jogador ainda prometeu celebrar um gol com os números do então candidato, que acabou derrotado no pleito. A CBF, apesar de se manter neutra, respeita a posição de cada jogador.

 

 

No entanto a atitude do jogador tornou a tarefa da confederação de dissociar o time da política. A campanha institucional é o primeiro passo nesse sentido, embora a CBF entenda que é um processo que não será resolvido apenas com uma campanha publicitária. A confederação acredita que, com o tempo, o clima de eleição seja dissipado.

 

 

A campanha — chamada de "Energia" — foi iniciada no domingo com inserções na Globo. Há duas versões do filme, uma mais longa e outra mais curta, feita para TV aberta.

 

 

 

 

(Com informações Uol Esporte)

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