sexta-feira, 19 de abril de 2024

Brasil

CBF divulga novo calendário de competições nacionais para o futebol masculino

POR | 12/07/2020
CBF divulga novo calendário de competições nacionais para o futebol masculino

Lucas Figueiredo/CBF

A

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou novo calendário de competições masculinas previstas para o ano de 2020, que tem previsão de término apenas em 2021, devido a paralisação das competições esportiva em março, por conta do novo coronavírus (Covid-19).

 

O novo calendário prevê o reinício do Campeonato Brasileiro série A, em 09 de agosto e a última das 38 rodadas será realizada no dia 24 de fevereiro de 2021. O detalhamento das primeiras rodadas será disponibilizado pela Diretoria de Competições no início da próxima semana, juntamente com as Diretrizes Operacionais para realização das partidas.

 

A entidade elaborou as datas prevendo inclusive as datas Fifa, que são os dias de jogos de seleções, entretanto, não haverá paralisação das competições nacionais e os jogos poderão ocorrer de forma simultânea, deixando algumas equipes prejudicadas, caso tenham jogadores convocados por suas respectivas seleções, já que em data Fifa, o clube é obrigado a liberar até três jogadores.

 

No final do ano não haverá paralisação das competições, tendo em vista que os clubes já anteciparam as férias de atletas no mês de abril, assim, estão previstos jogos para fins de semana em 26 e 27 de dezembro, logo depois do Natal, e nos dias 2 e 3 de janeiro, em seguida ao Ano Novo.

 

Confira o novo calendário.

 

  • Série A
    A primeira divisão será disputada entre os dias 9 de agosto e 24 de fevereiro de 2021. O formato da competição segue mantido, em pontos corridos ao longo de 38 rodadas.
  • Série B
    Conforme decisão de conselho técnico de clubes, apesar de protestos e limitações de jogos em estados, vai de 8 de agosto a 30 de janeiro, permanecendo em sistema de pontos corridos e dando acesso a quatro equipes para a Série A do ano seguinte.
  • Série C
    De acordo com a CBF, serão 26 rodadas entre 9 de agosto e 31 de janeiro, atendendo a pedidos de clubes desta competição. "Esta temporada marca a estreia do novo sistema de disputa da competição, aprovado por todos os 20 clubes participantes no Conselho Técnico de março deste ano", destacou o texto do site da CBF.
  • Série D
    Mais enxuta, a Série D tem previsão de início dia 6 de setembro e a data de 7 de fevereiro para o encerramento.
  • Copa do Brasil
    O reinício da competição está previsto para 26 de agosto. Ainda faltam 11 datas. A Copa do Brasil vai até 10 de fevereiro. A Copa do Brasil será reiniciada com os jogos de volta da terceira fase e segue com o mesmo regulamento.
Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: