sexta-feira, 26 de abril de 2024

Capacidade de compra de vacinas é ampliada por PLs sancionadas nesta quarta (10) por Bolsonaro

POR Ana Carolina Morais | 10/03/2021
Capacidade de compra de vacinas é ampliada por PLs sancionadas nesta quarta (10) por Bolsonaro

Reprodução / G1

O

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, nesta quarta-feira (10), Projetos de Lei que ampliam a capacidade de compra de vacinas contra a Covid-19 pelo governo federal. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto e foi marcada pela presença do presidente e de demais autoridades utilizando máscara facial de proteção ao vírus, fato que chamou a atenção, pois geralmente, as aparições públicas dos membros do governo brasileiro ocorrem em desconformidade com os regramentos sanitários de prevenção ao novo coronavírus.

 

 

Foi sancionado o Projeto de Lei 534/2021, que facilita a aquisição de vacinas pela União, pelos governos estaduais, municipais, e pela iniciativa privada, bem como a Medida Provisória 1.026/2021, que possibilita a compra de imunizantes antes do aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), concedendo 7 dias úteis para que o órgão decida sobre a permissão temporária de vacinas.

 

 

O evento de sanção das PLs ainda deixou acordado o adiantamento de mais 5 milhões de doses de imunizantes para os meses de maio e junho, o que totalizará 14 milhões de vacinas contra a Covid.

 

 

Apesar de aparecer utilizando máscara, em seu discurso, Bolsonaro minimizou a importância da realização de isolamento social, medida recomendada por médicos e cientistas como forma de conter o avanço da Covid.

 

 

“A política do lockdown adotada no passado, o isolamento ou confinamento, visava tão somente dar tempo para que hospitais fossem aparelhados com leitos de UTI [Unidades de Terapia Intensiva] e respiradores. O governo federal não poupou esforços, não economizou recursos para atender todos estados e municípios”, disse o presidente.

 

 

(Com informações da Agência Brasil e do G1)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: