sábado, 20 de abril de 2024

Brasil

Candidatos à presidência assinam termo de respeito à Constituição

POR | 18/10/2018

Haddad e Bolsonaro se comprometem em não tentar alterar o texto constitucional vigente.

Candidatos à presidência assinam termo de respeito à Constituição
A

Após os candidatos à presidência Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL) trocarem ofensas em uma rede social a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) propôs que eles assinassem um Termo de Respeito à Constituição Brasileira. O presidente da associação, Domingos Meirelles elaborou o documento inicialmente entrando em contato com os candidatos para saber se tinham interesse em assiná-lo. Nenhum dos dois hesitou em aceitar.

 

 

O termo foi assinado na quarta-feira (17), e foi motivado pelo recente desentendimento dos candidatos. Assim espera-se que após a assinatura ambos se comprometam em debater suas propostas e planos de governo e abandonem o gênio de desrespeito mútuo da campanha. Além disso, notícias recentes insinuavam uma vontade dos políticos em realizar uma Constituinte e mudar termos do texto constitucional.  

 

 

As cláusulas do termo incluem o dever de respeitar os direitos humanos básicos, o de respeitar e não modificar contrariamente os atuais termos da Constituição e por fim o de assegurar o direito à liberdade de imprensa. Apesar de firmado o termo, a ABI não pode prometer que quem for eleito o seguirá, pois se trata de um compromisso moral dos políticos.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: