quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
A campanha Novembro Roxo, celebrada no último dia 17, existe desde 2002 e está há 18 anos trazendo um momento de reflexão, durante todo o mês de novembro, sobre a prematuridade e a importância do pré-natal. O intuito da medida é reforçar os cuidados que as mulheres precisam ter, antes e depois do parto, para evitar que a criança nasça prematura, bem como as precauções para uma gestação de segurança.
A cor roxa foi escolhida pela campanha para representar a individualidade, sensibilidade e particularidades dos bebês prematuros. Segundo o Ministério da Saúde, aproximadamente 11,7% dos recém-nascidos chegam antes do período previsto, o que coloca o Brasil em 10º lugar entre os países com mais crianças prematuras, sendo 300 mil por ano, dado preocupante, uma vez que a prematuridade é o primeiro fator de mortalidade infantil no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A prematuridade, conforme indicam as pesquisas atuais, está diretamente ligada à condição de saúde da mãe, que pode ser acometida por diabetes, doenças infecciosas, hipertensão, pré-eclâmpsia, placenta prévia, entre outras problemáticas que, segundo o DataSUS, podem ser evitadas com a realização de um bom pré-natal, com mais de sete consultas.
A iniciativa de conscientização faz com que organizações, hospitais, entidades, clínicas e profissionais da saúde promovam mais eventos ligados à causa da prematuridade, oportunizando mais informações às gestantes.
(Com informações do Jornal Opção)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.