segunda-feira, 08 de julho de 2024

Campanha de Bolsonaro apresenta relatório detalhado ao TSE que gera exoneração de servidor responsável

POR Thaynara Morais | 26/10/2022
Campanha de Bolsonaro apresenta relatório detalhado ao TSE que gera exoneração de servidor responsável

Reprodução/TSE

D

De acordo com documento já publicado no Diário Oficial da União, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu exonerar o servidor Alexandre Gomes Machado, assessor de gabinete da Secretaria Judiciária da Secretaria-Geral da Presidência. Este seria o Coordenador do Pool de Emissoras, sendo o responsável pelo recebimento dos arquivos com as peças publicitárias e sua disponibilização no sistema eletrônico do TSE, para que sejam baixadas pelas emissoras de rádio e TV.

 

O motivo desta ação seria que na noite de ontem, terça-feira (25), a campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) entregou ao TSE, um relatório detalhando a denúncia de que rádios haviam deixado de exibir inserções da propaganda eleitoral do candidato.

 

O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, fez o pedido de detalhamento quando a campanha fez as denúncias, na segunda-feira (24). Moraes determinou que fossem apresentados “provas e/ou documentos sérios”.

 

Inicialmente a denúncia foi feita pelo ministro das comunicações, Fábio Faria. De acordo com ele, uma empresa de auditoria contratada pela campanha constatou que Bolsonaro teve ao menos 154 mil inserções a menos do que na campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Porém não havia apresentado detalhes.

 

Foi enviado pela campanha ao TSE, um link, em que, de acordo com eles, estão listadas as rádios e os horários das inserções.

 

Advogados da campanha também afirmam na resposta que os dados foram checados sucessivas vezes.

 

O TSE agora terá que avaliar o material e os pedidos de apuração e responsabilização dos envolvidos. Também será analisado pelo TSE a solicitação da campanha de Bolsonaro para suspender as inserções da campanha de Lula no rádio em todo o país. Sobre estes últimos ainda não tem nenhum posicionamento oficial do Tribunal.

 

(Com informações do G1 e O Antagonista)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: