quinta-feira, 25 de abril de 2024

Campanha contra Poliomielite se encerra dia 30 e mais de 60% das crianças brasileiras ainda não foram vacinadas

POR Ana Carolina Morais | 27/10/2020
Campanha contra Poliomielite se encerra dia 30 e mais de 60% das crianças brasileiras ainda não foram vacinadas

Reprodução / Ilustrado

A

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, iniciada no dia 5 de outubro com data de encerramento no próximo dia 30, registrou, até esta segunda-feira (26), a vacinação de apenas 35% das crianças brasileiras (4 milhões). O público-alvo esperado é de 11,2 milhões de crianças de 1 a 5 anos de idade, sendo necessário ainda que 7,3 milhões sejam levadas pelos pais ou responsáveis para serem imunizadas nos postos de saúde.

 

 

No momento, o estado que mais vacinou crianças foi o Amapá (62,59%), seguido da Paraíba (50,11%). O estado que menos vacinou, até então, foi Rondônia (11,76%). Já o estado de Goiás vacinou 115,8 mil crianças, o que corresponde a 31,6% do público-alvo, que é de 366,6 mil.

 

 

A campanha nacional contra a paralisia infantil está ocorrendo junto à campanha de multivacinação, que possui o objetivo de atualizar a situação de imunização das crianças e adolescentes menores de 15 anos, sendo ofertadas todas as vacinas do calendário nacional.

 

 

A poliomielite, conhecida também como pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causa pelo poliovírus que infecta crianças e adultos.  Em casos graves, ela pode levar a paralisias musculares, geralmente nos membros inferiores, ou até mesmo à morte. A única forma de prevenção é ser vacinado.

 

 

Com informações do Ministério da Saúde e da Agência Brasil

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: