quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Hoje, sexta-feira (9/9), se encerraria a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022, entretanto diante da baixíssima procura pela doses de vacinas o calendário já foi prorrogado pelo Ministério da Saúde até o dia 30 de setembro.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Verde, o público alvo mais preocupante são as crianças menores de 5 anos, quanto a prevenção da Poliomielite, e para esta, os números estão muito abaixo do esperado. Rio Verde tem um público de 14.562 crianças nesta faixa etária, porém apenas 2.661 crianças já receberam a sua dose, o que equivale a 18,27% apenas.
Número que preocupa mais ainda quando vê-se que está mais baixo que a média nacional. De acordo com o MS, somente 35% das crianças menores de 5 anos foram imunizadas contra poliomielite, isso quer dizer que apenas aproximadamente 4 milhões de doses foram aplicadas desde o início da mobilização.
Com a prorrogação da campanha é estimável que se consiga vacinar pelo menos 95% do público alvo e reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 16 anos e aumentar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.
Mais de 14,3 milhões de crianças menores de 5 anos devem ser imunizadas contra a doença. A Vacina Oral Poliomielite (VOP), deve ser dada às crianças de 1 a 4 anos que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.
Já para a campanha de multivacinação as vacinas disponíveis são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
As vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada) disponível para adolescentes estão no PNI, esses imunizantes são seguros e estão aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Mesmo tendo a campanha de imunização contra a Covid-19 em andamento, as demais vacinas do Calendário Nacional podem ser aplicadas simultaneamente ou com intervalos na população a partir de três anos de idade.
ESSA MATÉRIA FOI PRODUZIDA VOLUNTARIAMENTE PELO ACADÊMICO LUIGI ANGELO E EDITADA PELA JORNALISTA CAMILLA PAES
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.