sábado, 18 de janeiro de 2025
Foto: Divulgação
O Congresso Nacional aprovou nesta terça-feira (28) um projeto que acaba com a isenção para compras internacionais de até US$ 50 dólares. Um imposto de 20% foi definido após um acordo entre o Governo Federal e o Congresso Nacional.
Os deputados votaram o fim da isenção para importações em texto incluído pelo relator Átila Lira (PP-PI). Agora o projeto segue para a votação no Senado Federal.
No texto anterior previa a incidência de imposto de importação federal de 60%, mas após uma negociação com o governo, a taxação foi definida em 20%. Atualmente, as compras internacionais abaixo de US$ 50 são taxadas somente pelo Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) estadual, com alíquota de 17%.
Segundo o g1, o presidente Lula e o presidente da câmara, Athur Lira se reuniram para discutir a proposta. Lula sinalizou ser contra a taxação, mas aceitou negociar.
Em defesa da proposta, os parlamentares do Congresso afirmam que o projeto protege a indústria nacional e que embora, seja impopular, o fim da isenção estimularia o varejo interno.
“Propomos revogar a possibilidade de importações via remessa postal que hoje estão isentas, para não gerar desequilíbrio com os produtos fabricados no Brasil, que pagam todos os impostos e sofrem com a concorrência desleal de produtos isentos do exterior”, argumenta Átila Lira.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10