sexta-feira, 26 de abril de 2024

Calendário de retomada da prova de vida é divulgado pelo INSS e se inicia no mês de maio

POR Ana Carolina Morais | 26/02/2021
Calendário de retomada da prova de vida é divulgado pelo INSS e se inicia no mês de maio

Reprodução / Contábeis

O

O calendário de retomada da prova de vida foi divulgado, nesta sexta-feira (26), pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O processo de retorno será iniciado no mês de maio e finalizado em novembro deste ano, conforme demonstra o cronograma, e irá abranger as provas que, devido à suspensão gerada pela pandemia de Covid-19, venceram entre os meses de março de 2020 a abril de 2021.

 

Confira abaixo o cronograma:

 

 

 

 

Com a alteração, aqueles que precisavam fazer a prova de vida nos meses de março e abril de 2020, por exemplo, agora irão realiza-la em maio de 2021. Após, as avaliações de vida de maio e junho de 2020 serão efetuadas em junho de 2021, e assim o calendário caminhará, sequencialmente. A finalização ocorrerá em novembro de 2021, com a prova daqueles que deveriam ter feito em março e abril de 2021.

 

 

Já havia sido anunciado na última terça-feira (23), pelo presidente do INSS, que os aposentados e pensionistas que não realizaram a prova de vida entre março de 2020 e abril deste ano não teriam seus benefícios bloqueados, uma vez que a suspensão da medida foi prorrogada e o ato obrigatório só retornará em maio.

 

 

É possível, entretanto, efetuar a prova de vida por biometria facial. O projeto piloto que permite provar a vida de forma digital foi ampliado e está disponível no aplicativo MeuGov.br, que pode ser baixado em celulares com sistema Android e iOS.

 

 

(Com informações do G1 e da Agência Brasil)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: