sábado, 18 de janeiro de 2025
Imagem: reprodução/OAB Sergipe
A Caixa Econômica Federal anunciou nesta terça-feira (15), que a partir de novembro, os financiamentos para imóveis de até R$ 1,5 milhão terão alterações, onde o banco exigirá um valor maior de entrada.
Os empréstimos feitos com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) para compra ou construção individual serão destinados aos imóveis com valor de avaliação, ou compra e venda de até R$ 1,5 milhão, mas para isso, o cliente não poderá ter outro imóvel sendo financiado pela Caixa.
As cotas também devem mudar. O financiamento será de apenas 70% do valor do imóvel pelo Sistema de Amortização Constante (SAC) — no modelo atual, válido até o final deste mês, a cota admitida é de até 80% do valor do imóvel.
Já pelo sistema Price, o banco passará a financiar até 50% do valor do imóvel. Nesse caso, a cota era de 70%.
Pelo sistema SAC, o valor total das prestações pagas vai diminuindo ao longo do tempo, por conta da parcela decrescente de juros. Já no sistema Price, o valor total é constante durante o prazo contratado.
Na prática, isso significa que os compradores precisarão dar um valor maior de entrada no imóvel. O banco ainda informou que os imóveis comprados pelo sistema antigo não vão ter as regras alteradas.
As novas medidas começam a valer a partir dos financiamentos feitos em novembro. Elas não terão prazo de validade, ou seja, as mudanças podem ser permanentes.
Com informações g1
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10