terça-feira, 23 de abril de 2024

Brasil

Caixa libera app de auxílio emergencial ao trabalhador

POR | 07/04/2020
Caixa libera app de auxílio emergencial ao trabalhador

Reprodução

J

Já está disponível hoje, terça feira (07), o aplicativo desenvolvido pela Caixa Econômica Federal para cadastro do Auxílio Emergencial do Governo Federal. Para baixar, clique nos links no final da matéria.

 

O cadastro deve ser feito pelo aplicativo de celular, que será usado para cadastrar trabalhadores que não estão registrados em outros bancos de dados do governo, como o programa Bolsa Família ou o Cadastro Único (CadÚnico). O governo prevê a liberação de R$ 98 bilhões durante o período, com um pagamento escalonado do benefício, podendo chegar a dois ou três meses de auxílio dependendo do benefício. 

 

Segundo nota publicada pela Caixa, responsável pelo novo app, a promessa é que o uso será simplificado como o do app usado pelo programa de saque imediato do FGTS (encerrado na última semana). A expectativa do governo é liberar o pagamento em até 48 horas após o recebimento do cadastro, respeitando o cronograma anunciado para o auxílio emergencial.

 

Anunciado hoje de manhã pelo presidente da Caixa, Pedro Guimarães, o pagamento será feito em três etapas. Os trabalhadores registrados no Cadastro Único serão os primeiros a receberem o benefício. Depois, é a vez dos microempreendedores individuais e, por fim, beneficiários do Bolsa Família. Sobre este último, pessoas que já recebem o Bolsa Família em valores inferiores a R$ 600 serão inclusos automaticamente no programa de renda emergencial. Para eles, o calendário segue o mesmo do Bolsa Família, a ser creditado a partir do dia 16.

 

Para agilizar o processo, a Caixa anunciou a opção de abrir uma conta poupança digital sem custos, evitando a aglomeração de pessoas nas agências. Desta forma, o pagamento do auxílio emergencial será feito por meio de bancos públicos, mediante conta do tipo poupança social digital. Ela será aberta automaticamente em nome dos beneficiários, com dispensa da apresentação de documentos e de tarifas de manutenção. A conta pode ser a mesma usada para o pagamento de outros benefícios, como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

 

Quem precisa se cadastrar

O aplicativo não é necessário para pessoas já cadastradas no programa Bolsa Família e no Cadastro Único (CadÚnico, ferramenta do governo federal para identificar famílias de baixa renda).

O aplicativo CAIXA Auxílio Emergencial identifica se o cidadão está cadastrado nas bases de dados, bastando informar o CPF.

 
Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: