sexta-feira, 29 de março de 2024

Brasil

Caixa isenta taxa para investimentos no programa Tesouro Direto

POR Jornal Somos | 22/10/2018
Caixa isenta taxa para investimentos no programa Tesouro Direto

Reprodução

O

O programa Tesouro Direto é um projeto do Tesouro Nacional criado em parceria com a Bolsa de Valores (B3) para negociação, compra e venda, de títulos públicos federais para pessoas físicas por meio da internet. O valor mínimo para investimento é de R$ 30, desde que seja múltiplo de 1% do valor do título a ser adquirido. Neste tipo de aplicação, o próprio cliente realiza a compra e venda de seus títulos de forma eletrônica, como desejar, com liquidez diária.

 

 

A isenção total da taxa de investimento para o Tesouro Direto já é praticada nos outros bancos considerados os maiores no país (Bradesco, Itaú, Santander e Banco do Brasil). O motivo da isenção da taxa no investimento, foi a concorrência com corretoras independentes que fez grandes bancos zerarem suas taxas de aplicação.    

 

 

Nesta última sexta-feira (19), conforma a EBC, foi a vez da CAIXA anunciar a isenção da taxa de custódia para todos os seus clientes que aplicam no Tesouro Direto, até então, o banco cobrava uma taxa de 0,4% ao ano para manter a aplicação.

 

 

Segundo o vice-presidente de Finanças e Controladoria do banco estatal, o objetivo é manter uma cesta de produtos e serviços competitivos, associada à solidez do banco. A medida já está em vigor e vale para os clientes que possuem estes produtos e também os novos negócios.

 

 

O economista Cláudio Laval concedeu ao Jornal uma nota explicando os efeitos da isenção da taxa para o investimento no Tesouro Direto. Explica que investir em Tesouro Direto é emprestar dinheiro direto para o Governo Federal, com lastro em LFT - Letra Financeira do Tesouro ou LTN - Letra do Tesouro Nacional, ambos custodiados pelo SELIC - Sistema Especial de Liquidação e Custódia, que garante a guarda e liquidação dos títulos, tudo sob o controle do Banco Central do Brasil, o que traz confiança e segurança aos investidores e ao sistema financeiro.

 

“A Taxa que agora a CAIXA está isentando melhora o rendimento das aplicações para seu cliente. Não deixa de ser uma boa para quem já é cliente  e que investe rotineiramente. Ao meu ver o banco está se adequando ao mercado que já não cobra esta taxa faz tempo. A minha dica é que, ao escolher um banco para se trabalhar, o investidor avalie o pacote de serviços dos bancos e o seu perfil de cliente, para que ai possa verificar qual é o banco que melhor atende. Esta ação é em consequência da concorrência e pode também sinalizar um baixo nível de poupança e investimentos, como reflexo da crise econômica. De qualquer forma, Viva a concorrência entre os bancos no Brasil”. Explicou o economista.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: