sexta-feira, 19 de abril de 2024

Brasil

Caixa amplia de 90 para 180 dias medida que pausa prestações

POR Ana Carolina Morais | 28/08/2020
Caixa amplia de 90 para 180 dias medida que pausa prestações

Reprodução / Prefeitura de São Borja

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A Caixa Econômica Federal ampliou a medida de pausa nas prestações dos créditos comerciais de pessoas físicas e jurídicas de um período de 90 para até 180 dias. Essa possibilidade, que integra os métodos de enfrentamento aos efeitos causados pela pandemia de Covid-19, vale para contratos como os de renegociação, CDC, microcrédito, construcard e crédito auto.

 

 

Devido ao prazo anterior, aqueles clientes que já tiveram a pausa concluída ou estão com ela em andamento, poderão solicitar a prorrogação por mais 90 dias. Já quem ainda não optou pela alternativa, poderá solicitar logo de início a pausa de 180 dias.

 

 

A paralisação faz com que os valores das demais prestações sejam alterados e os juros do período pausado distribuídos pelas demais parcelas, aumentando o valor da prestação mensal. O prazo final para o pagamento do contrato também é modificado, sendo adiado automaticamente, permanecendo somente a quantidade de parcelas a pagar, a taxa de juros e as condições contratadas restantes.

 

 

Para usufruir da prorrogação do prazo é preciso que os clientes se manifestem, uma vez que, conforme informado pela Caixa, a medida não é proporcionada de modo automático. Sendo assim, os clientes pessoas físicas ou jurídicas com contratos de crédito parcelado em dia ou com até 50 dias em atraso podem efetuar o requerimento.

 

 

A solicitação só não pode ser realizada em quatro situações: caso o modo de empréstimo não esteja entre as modalidades passíveis de pausa; o contrato já tenha atingido o limite máximo de parcelas pausadas; o contrato tenha tido carência na contratação e caso o período de pausa esteja limitado até 6 parcelas no total.

 

 

A pausa de até 3 parcelas é solicitada pelo Internet Banking Caixa ou pelo App Caixa, na opção “crédito” e, depois, em “pausar contratos”. Para pausa de até 6 parcelas, o cliente deve ligar no 0800 726 8068 e pedir a opção 2, ou falar pelo número de WhatsApp 0800 726 0104 e optar pela opção 4.

 

 

Nos casos de Construcard e Crédito Auto, a solicitação deve ser realizada exclusivamente através do WhatsApp 0800 726 0104, enquanto para os clientes da Agência Digital, o requerimento é feito pelo telefone 3004 8104 (para capitais e regiões metropolitanas) ou no 0800 208 8104 (para as demais regiões).

 

 Com informações da Agência Brasil

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