quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
A Caixa Econômica Federal ampliou a medida de pausa nas prestações dos créditos comerciais de pessoas físicas e jurídicas de um período de 90 para até 180 dias. Essa possibilidade, que integra os métodos de enfrentamento aos efeitos causados pela pandemia de Covid-19, vale para contratos como os de renegociação, CDC, microcrédito, construcard e crédito auto.
Devido ao prazo anterior, aqueles clientes que já tiveram a pausa concluída ou estão com ela em andamento, poderão solicitar a prorrogação por mais 90 dias. Já quem ainda não optou pela alternativa, poderá solicitar logo de início a pausa de 180 dias.
A paralisação faz com que os valores das demais prestações sejam alterados e os juros do período pausado distribuídos pelas demais parcelas, aumentando o valor da prestação mensal. O prazo final para o pagamento do contrato também é modificado, sendo adiado automaticamente, permanecendo somente a quantidade de parcelas a pagar, a taxa de juros e as condições contratadas restantes.
Para usufruir da prorrogação do prazo é preciso que os clientes se manifestem, uma vez que, conforme informado pela Caixa, a medida não é proporcionada de modo automático. Sendo assim, os clientes pessoas físicas ou jurídicas com contratos de crédito parcelado em dia ou com até 50 dias em atraso podem efetuar o requerimento.
A solicitação só não pode ser realizada em quatro situações: caso o modo de empréstimo não esteja entre as modalidades passíveis de pausa; o contrato já tenha atingido o limite máximo de parcelas pausadas; o contrato tenha tido carência na contratação e caso o período de pausa esteja limitado até 6 parcelas no total.
A pausa de até 3 parcelas é solicitada pelo Internet Banking Caixa ou pelo App Caixa, na opção “crédito” e, depois, em “pausar contratos”. Para pausa de até 6 parcelas, o cliente deve ligar no 0800 726 8068 e pedir a opção 2, ou falar pelo número de WhatsApp 0800 726 0104 e optar pela opção 4.
Nos casos de Construcard e Crédito Auto, a solicitação deve ser realizada exclusivamente através do WhatsApp 0800 726 0104, enquanto para os clientes da Agência Digital, o requerimento é feito pelo telefone 3004 8104 (para capitais e regiões metropolitanas) ou no 0800 208 8104 (para as demais regiões).
Com informações da Agência Brasil
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.