sexta-feira, 29 de março de 2024

Brasil

Cães farejadores trabalharão na fiscalização de produtos agropecuários

POR Jornal Somos | 27/11/2018
Cães farejadores trabalharão na fiscalização de produtos agropecuários
N

Nessa segunda-feira (26), o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, assinou a portaria 74, que determina o emprego de cães farejadores para complementar a fiscalização agropecuária. Os animais foram escolhidos porque são versáteis e podem trabalhar durante o dia todo, desde que tenham pequenos intervalos, e são capazes de identificar 80 tipos de odores em correspondências e cargas.

 

 

A portaria 74 também prevê a criação do Centro Nacional de Cães de Detecção (CNCD), com a função de treinar os cães para trabalharem nos aeroportos do país. O Ministério Público Federal vai doar 10 cães inicialmente, segundo o coordenador geral do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro). O treinamento deverá ser feito com três cães por vez, e em dois anos, todos estarão prontos.

 

 

A medida tem o objetivo de melhorar a fiscalização dos produtos agropecuários e fortalecer as ações de defesa referentes a eles. Nesta terça-feira (27) serão escolhidos os três primeiros cães para trabalharem nos aeroportos de Guarulhos (SP), Galeão (RJ) e Belém (PA). Os dois primeiros foram escolhidos pela grande movimentação. E o último para fiscalizar a entrada de frutas e evitar a disseminação da mosca da carambola.

 

 

A partir de 2019 os cães também atuarão nas divisas dos estados quando iniciarem a retirada da vacinação contra a febre aftosa. Também controlaram a entrada de produtos de origem animal no país, no Acre, Rondônia e no Paraná.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: