quarta-feira, 24 de abril de 2024

Butantan diz surpreendida com pedido da Anvisa, por mais dados para aprovação da Coronavac em crianças

POR Thais Cabral | 22/12/2021
Butantan diz surpreendida com pedido da Anvisa, por mais dados para aprovação da Coronavac em crianças

Imagem: Divulgação/Agência Brasil

O

O Instituto Butantan, informou nesta quarta-feira (22/12), que novamente foram surpreendidos pela decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que solicitou mais dados para que seja aprovado o uso da Coronavac em crianças no Brasil.

 

 

 

O instituto diz que na semana anterior "foram enviados dois dossiês com cinco novos estudos, além de dados de farmacovigilância e de segurança vindos da Sinovac, biofarmecêutica chinesa produtora da CoronaVac, e do governo chileno”, para que a o novo pedido de liberação da vacina para essa faixa etária pudesse ser analisado pela Anvisa.

 

 

 

Segundo o Butantan foi enviado, separadamente, outro dossiê com análise dos dados de imunogenicidade das amostras coletadas dos participantes da fase 3, conforme acordado com técnicos da própria Anvisa.

 

 

 

Em nota o instituto disse que precisa haver comunicação mais clara por parte da Anvisa. “Especialistas do Butantan participaram de reunião como órgão sanitário brasileiro, além de especialistas das principais sociedades médicas pediátricas do Brasil, para tirar as dúvidas dos estudos e ratificar a estratégia de que a CoronaVac é a vacina mais recomendada para a faixa etária de 3 a 17 anos. Entretanto, o órgão regulatório não fez questionamentos durante a reunião. É preciso que haja mais clareza na comunicação”.

 

 

 

Segundo a Anvisa, durante a reunião com o Instituto Butantan, estiveram presentes especialistas externos e técnicos da Anvisa, que compartilharam suas análises sobre os dados apresentados pelo instituto.

 

 

 

“Na avaliação dos técnicos da Anvisa e dos especialistas externos convidados, há lacunas importantes nos dados apresentados pelo Butantan que ainda impedem afirmar de forma científica o grau de imunidade gerado nas crianças e adolescentes. Os técnicos apontaram ainda que praticamente não houve mudança em relação aos dados apresentados pelo Butantan entre o pedido de julho de 2021, no processo que foi indeferido, e o pedido mais recente”, diz nota da Anvisa.

 

 

 

De acordo com a Anvisa, o grupo de especialistas externos foram convocados para verificar a eficácia e segurança da CoronaVac. Que isso também foi aconteceu com a vacina da Pfizer em crianças.

 

 

(Com informações do G1 e Agência Brasil)

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: