quinta-feira, 25 de abril de 2024

Brasil

Brasília será a 1ª cidade a testar sinal 5G a partir de amanhã (6)

POR Jornal Somos | 05/07/2022
Brasília será a 1ª cidade a testar sinal 5G a partir de amanhã (6)

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O

O 5G será ativado em Brasília nesta quarta-feira (6), isso tornará Brasília a primeira cidade do país a contar com a tecnologia. O conselheiro da Agencia Nacional de Telecomunicações (Anatel) Moisés Moreira, que coordena e lidera o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa 2.625 a 3.700 Mhz (Gaispi) explica que o intuito da criação deste departamento foi para cuidar, para que seja implementado o 5G no país na faixa 3,5 gigahertz, que compõem o grupo, as operadoras vencedoras do leilão e o Ministério de Comunicações.

 

Ontem, segunda-feira (4), houve uma reunião do Gaispi e a pauta foi a ativação do 5G em Brasília para o dia 06, na quarta-feira. Nela foi apresentado que a EAF (entidade administradora de faixa) colocou todos os filtros necessários e fez testes durante todo o fim de semana, e constatou que tudo está correto, e será aprovado.

 

A princípio para ter o acesso à tecnologia 5G, o aparelho de celular precisa já vir habilitado, como já acontece com os aparelhos mais novos. Conforme as operadoras de telefonia, não será preciso que os clientes façam atualizações em seus pacotes de dados para acessar o 5G, basta o celular conter a função 5G. No momento apenas 67 modelos de celular tem a tecnologia 5G e são homologados pela Anatel.

 

O plano era que todas as capitais deveriam ter o 5G funcionando até 31 de julho, porém devido a dificuldades logísticas de importação de equipamentos, o prazo foi estendido até 29 de setembro. Brasília, em relação as demais capitais, exigiu um número menor de equipamentos e por isso é a 1ª.

 

Conforme o cronograma aprovado pela Anatel, até o fim de agosto as demais capitais precisam estar com a faixa 3,5 GHZ liberada para a implementação do 5G, para que a tecnologia seja entregue no dia 29 de setembro, e para as demais cidades o cronograma vai até 2029.

 

Segundo Moreira, as próximas capitais a terem a tecnologia liberada serão Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo, sem data prevista por enquanto.

 

(Fontes: Agência Brasil e G1)

 

 

ESSA MATÉRIA FOI PRODUZIDA VOLUNTARIAMENTE PELO ACADÊMICO HENRIQUE ESTEVES E EDITADA PELA JORNALISTA CAMILLA PAES

 
Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: