sábado, 18 de janeiro de 2025
Imagem: divulgação/CNN Brasil
No domingo (29), o Impostômetro, painel da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), atingiu a marca de R$ 3,6 trilhões, valor que corresponde à arrecadação de impostos acumulados em 2024.
De acordo com a CNN Brasil, o montante engloba a soma de impostos, taxas e contribuições recolhidos desde o início do ano nas esferas federal, estadual e municipal, além de multas e correções monetárias.
O total arrecadado representa um aumento de 18,4% em comparação ao mesmo período de 2023.
Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP, atribui esse crescimento ao fortalecimento da atividade econômica: "O aumento da arrecadação, seja estadual, federal ou municipal, está diretamente ligado ao crescimento da economia", afirmou.
Outro fator que impulsionou a arrecadação foi a elevação das alíquotas do ICMS em diversos estados. Essa medida também influencia a transição para o futuro Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que substituirá o ICMS e outros tributos como parte da reforma tributária, introduzindo novas regras para a distribuição de recursos.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10