sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Na manhã desta quarta-feira (19), mais especificamente às 07h53, os brasileiros atingiram o número de R$ 1 trilhão de impostos pagos desde o início do ano, de acordo com o cálculo do Impostômetro, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Em 2020 o número só vai atingido no dia 27 de junho.
Esse valor corresponde ao total pago para estados e município e para a União, em forma de impostos, taxas, multas e contribuições.
A ACPS informa em nota que a população brasileira deve pagar mais dinheiro para cofres públicos este ano do que pagaram no anterior, ou até mesmo em 2019, quando não havia pandemia.
“Várias prestações de serviços e o comércio estão sendo muito afetados na pandemia, mas atividades que geram muitos impostos cresceram bastante também. Alguns exemplos são as exportações, que estão em alta, e o montante das vendas em supermercados que, além de estar muito elevado, ainda proporciona maior arrecadação por conta dos preços dos produtos que vêm subindo” informa em nota Marcel Solimeo, economista-chefe da ACSP.
O Impostômetro
Criado em 2005, o impostômetro busca estimar o total de impostos, taxas, contribuição e multas que a população paga para os cofre públicos.
Na página do Impostômetro (www.impostometro.com.br), é possível acompanhar o total de impostos pagos pelos brasileiros. Essa ferramenta foi criada em parceria com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), e nela é possível acompanhar quanto o país, estados e municípios estão arrecadando com tributos, além de saber o que dá para os governadores fazerem com o dinheiro arrecadado.
Informações do G1
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10