sábado, 20 de abril de 2024

Brasil

Brasil terá novo modelo de CNH a partir de junho de 2022

POR Ana Carolina Morais | 28/12/2021
Brasil terá novo modelo de CNH a partir de junho de 2022

Foto: Contran/Reprodução

F

Foi publicada, nesta segunda-feira (27), pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a resolução nº 886 que estabelece o novo formato da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que começará a valer a partir do dia 1º de junho de 2022. O modelo atualizado do documento será acessado por meio da renovação ou emissão de primeira e/ou segunda via da CNH, sem necessidade de se realizar troca imediata, podendo ser expedido em meios físico, digital ou nos dois.

 

 

Entre as novidades da CNH estão as cores, que agora terão o amarelo e o verde como predominantes, uma tabela onde será possível identificar os tipos de veículos que o motorista pode conduzir, uma coluna com a categoria da carteira, uma com a imagem do automóvel e a indicativa se o dono da carteira pode dirigir aquele automóvel.

 

 

Além disso, a nova versão da CNH também incluiu a letra “P” no documento para indicar que o motorista possui somente permissão para dirigir, ou “D” para mostrar que o condutor possui o documento definitivo. Ainda será possível ver, por essa CNH, se o motorista a utiliza para trabalhar, e também quais são as restrições médicas do motorista.

 

 

O QR Code já existente nas CNH’s emitidas a partir de 2017 permanecerá, armazenando todas as informações do documento, inclusive a fotografia do motorista, só não deixando disponível a assinatura do condutor.

 

 

(Com informações do G1)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: