quinta-feira, 22 de outubro de 2026
Redação Jornal Somos
Foi publicada, nesta segunda-feira (27), pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a resolução nº 886 que estabelece o novo formato da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que começará a valer a partir do dia 1º de junho de 2022. O modelo atualizado do documento será acessado por meio da renovação ou emissão de primeira e/ou segunda via da CNH, sem necessidade de se realizar troca imediata, podendo ser expedido em meios físico, digital ou nos dois.
Entre as novidades da CNH estão as cores, que agora terão o amarelo e o verde como predominantes, uma tabela onde será possível identificar os tipos de veículos que o motorista pode conduzir, uma coluna com a categoria da carteira, uma com a imagem do automóvel e a indicativa se o dono da carteira pode dirigir aquele automóvel.
Além disso, a nova versão da CNH também incluiu a letra “P” no documento para indicar que o motorista possui somente permissão para dirigir, ou “D” para mostrar que o condutor possui o documento definitivo. Ainda será possível ver, por essa CNH, se o motorista a utiliza para trabalhar, e também quais são as restrições médicas do motorista.
O QR Code já existente nas CNH’s emitidas a partir de 2017 permanecerá, armazenando todas as informações do documento, inclusive a fotografia do motorista, só não deixando disponível a assinatura do condutor.
(Com informações do G1)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
22/10/2026
Aliados debatem indicação de Alcolumbre ao TCU e Pacheco ao STF após eleição
Nos bastidores de Brasília, partidos avaliam a possível transferência de Davi Alcolumbre para o TCU e de Rodrigo Pacheco para o STF, considerando diferentes resultados da eleição de 25 de outubro de 2026.
22/10/2026
Globo mobiliza mais de 30 jornalistas para checar falas de Lula e Flávio Bolsonaro durante debate
Grupo Globo fará checagem das declarações dos candidatos durante e após o confronto desta sexta-feira (23).
22/10/2026
Lula e Flávio Bolsonaro autorizam abertura de sigilos bancário, fiscal e telefônico antes de debate na Globo
Campanhas dos dois presidenciáveis apresentaram pedido ao TSE nesta quinta-feira (22) para que informações sejam divulgadas ainda hoje
22/10/2026
Ministra do TSE destaca sobrecarga e despacho de até 50 processos diários
Em 22 de outubro de 2024, a ministra Estela Aranha alertou sobre a alta demanda de processos no Tribunal Superior Eleitoral, que chega a 40?50 por dia, e descreveu a situação como judicialização excessiva.