terça-feira, 16 de abril de 2024

Brasil registra primeira alta mensal de óbito por Covid desde fevereiro mantendo baixa letalidade da doença

POR Ana Carolina Morais | 01/07/2022
Brasil registra primeira alta mensal de óbito por Covid desde fevereiro mantendo baixa letalidade da doença

Foto: Prefeitura de Canoas

P

Pela primeira vez desde fevereiro, o Brasil registrou uma alta mensal de mortes, agora, nesse mês de junho, em decorrência da Covid-19.  Até então, durante as trocas de meses, não estava sendo registrado um aumento de óbitos pelo novo coronavírus. Porém, apesar deste aumento em número absoluto, a letalidade da doença, que é a quantidade de mortes em relação a quantia de casos conhecidos, caiu de um mês para o outro.

 

 

Segundo o professor do Departamento Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), Eliseu Alves Waldman, o maior número de mortes por Covid já era aguardado, uma vez que houve um aumento expressivo dos casos de infecção pela doença. De outro lado, referente a letalidade da Covid nos últimos 6 meses, a porcentagem foi a menor para um semestre desde o início da pandemia.

 

 

Apesar dos números obtidos por meio dos dados oficiais, especialistas alertam que, atualmente, as análises são mais difíceis de serem realizadas devido aos autotestes. “Principalmente a partir desse ano, como houve um aumento da proporção da população que tem acesso ao diagnóstico rápido, esse diagnóstico é feito em farmácia, que nem sempre notifica, e muitos testes estão sendo feitos pelo próprio indivíduo, pelo próprio paciente, e ele não notifica”, explica Waldaman.

 

 

(Com informações do g1)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: