sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Esta semana o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgou uma pesquisa onde mostra que o Brasil registrou um aumento de 7,5% no contingente de pessoas ocupadas no mês de julho, na comparação com o mesmo período de 2021. O que significa que cerca de 100,2 milhões de brasileiros estão exercendo alguma atividade profissional.
Segundo o documento, todas as regiões e segmentos econômicos tiveram uma melhora. A taxa de desocupação recuou para 8,9%. Entre julho de 2021 e julho de 2022, a população sem nenhum tipo de trabalho recuou 28,7%, passando de 13,6 milhões para 9,7 milhões.
O estudo mostra que no mês de julho, os trabalhadores que se declararam subocupados, correspondiam a 6,1% do total da ocupação, resultado 2,2 pontos percentuais inferior ao registrado em julho de 2021. Já pessoas que não procuravam emprego por acreditar que não conseguiriam encontrar, recuou 0,8%, saindo de 4,4% para 3,6%.
A melhora do mercado de trabalho ocorre também de forma qualitativa, tendo em vista que, embora a maior parte das novas vagas ainda esteja sendo gerada nos segmentos informais da economia, é clara a trajetória de forte crescimento do emprego formal.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10