quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil

Brasil registra 23 mil internações de crianças por Covid-19 em dois meses

POR Ana Carolina Morais | 06/06/2021
Brasil registra 23 mil internações de crianças por Covid-19 em dois meses

Image by rawpixel.com

O

O Brasil registrou, dentro do período de dois meses, entre março e abril desse ano, 23.411 internações de crianças por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) com suspeita ou confirmação de Covid-19. Os dados são do Sivep-Gripe (Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe), contabilizados pela plataforma SP Covid-19 Info Tracker e foram divulgados pelo jornal Folha de S. Paulo.

 

 

Somente no mês de março foram contabilizadas 13.011 internações de crianças de 0 a 14 anos, enquanto em abril esse quantitativo foi de 10.400. Até 24 de maio, foram 7.164 internações desse grupo. A plataforma que registra essas ocorrências foi criada por pesquisadores da USP e da Unesp, com apoio da Fapesp, no intuito de acompanhar as alterações geradas pela evolução da pandemia.

 

 

“Pouco se discutiu a questão dos casos e internações de crianças porque na primeira onda se falava que elas eram resistentes à Covid-19 e aos casos mais severos. Com o surgimento das variantes, o cenário mudou. É importante abrir esse debate. Em 2021, a pandemia ficou mais letal para jovens e crianças. Além das variantes, houve o reflexo da reabertura das escolas em fevereiro, o que não deveria ter ocorrido”, explica Wallace Casaca, coordenador da plataforma.

 

 

O aumento nos casos de crianças internadas por SRAG é de 618% quando comparado o atual período ao mês de dezembro de 2019, quando ainda não havia detecção do novo coronavírus.

 

 

(Com informações do Jornal Opção)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: