quarta-feira, 24 de abril de 2024

Brasil

Brasil possui recorde mundial de mortes de jornalistas por Covid-19

POR Ana Carolina Morais | 07/04/2021
Brasil possui recorde mundial de mortes de jornalistas por Covid-19

Reprodução / El Comercio

A

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) divulgou, ontem, terça-feira (6), véspera do Dia do Jornalista, comemorado nesta quarta, dia 7 de abril, que o Brasil é detentor do recorde mundial de mortes de jornalistas por Covid-19. A constatação possui como base o dossiê confeccionado pela Fenaj, que demonstra que, entre abril de 2020 e este mês de março passado, o novo coronavírus tirou a vida de 169 profissionais da imprensa.

 

 

O quantitativo alcançado pelo território brasileiro é o maior do mundo, garante a Federação, que elaborou o dossiê com informações adquiridas com todos os sindicatos da categoria espalhados pelo país.

 

 

Outro dado alarmante revelado pelo documento é o de que, em somente três meses deste ano, o número de mortes entre jornalistas, que foi de 86 vítimas, já ultrapassou o total registrado em todo o ano passado, onde ocorreram 78 óbitos, demonstrando um índice 8,6% superior ao de 2020.

 

 

Para Norian Segatto, diretor do Departamento de Saúde da Fenaj, que efetuou a sistematização do dossiê, a atuação do governo federal é um dos fatores determinantes para este número de vidas perdidas entre os profissionais da mídia. “Os 169 casos apurados até agora são resultado da necropolítica do governo federal. Os números mostram a urgência da sociedade se posicionar contra o governo genocida de Jair Bolsonaro”, afirma.

 

 

Os estados que mais registraram óbitos foram Amazonas, Pará e São Paulo, sendo 19 mortes em cada um destes territórios, seguidos pelo Rio de Janeiro, com 15, e o Paraná, com 13 registros. A faixa etária mais atingida foi entre 51 a 70 anos de idade, que representou 54,9% das vidas findadas, sendo a maioria das ocorrências entre homens, uma vez que as mulheres representaram 9,8% das vítimas fatais.

 

 

“Os números são alarmantes, mas vamos continuar cumprindo nosso papel, porque informação verdadeira também ajuda a salvar vidas”, assegura Maria José Braga, presidenta da Fenaj.

 

 

 

 

(Com informações da Federação Nacional dos Jornalistas e do Brasil de Fato)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: