terça-feira, 23 de abril de 2024

Brasil

Brasil possui mais de mil trabalhadores em situação de escravidão

POR | 19/10/2018

As Secretaria de Inspeção do Trabalho tem se empenhado em encontrar e erradicar tais práticas.

Brasil possui mais de mil trabalhadores em situação de escravidão

Exame

E

Em 2018, desde janeiro até as primeiras semanas de outubro, o Ministério do Trabalho registrou 1246 trabalhadores em situações semelhantes a de escravidão. O estado que possui mais registros é Minas Gerais, com mais de 700 trabalhadores encontrados, e a atividade com mais casos é a criação de bovinos.

 

 

Desde o início das investigações já foram pagos 1,7 milhão de reais para ações de rescisão. Até agora, já foram 651 trabalhadores formalizados e 601 amparados pelo seguro-desemprego. De acordo com a Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo (Detrae), o aumento dos registros se deve à intensificação nas ações de investigação e combate à essa prática.

 

 

No site do site da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) existe o Radar do Trabalho Escravo, que mostra a quantidade de trabalhadores encontrados em situação degradante no Brasil por ano. Em 2017 Goiás registrou 93 casos, e esse ano o número caiu para 48.

 

 

Para denunciar locais que submetem seus funcionários a condições semelhantes à escravidão basta procurar uma unidade do Ministério do Trabalho ou ligar para o Disque Direitos Humanos (100).

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: