sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
O presidente Jair Bolsonaro (PL) informou, nesta segunda-feira (11), à jornalistas, que o Brasil poderá receber óleo diesel da Rússia no prazo de 60 dias. “Está acertado que em 60 dias [o diesel russo] já pode começar a chegar aqui. Já existe essa possibilidade. A Rússia continua fazendo negócios com o mundo todo”, afirmou enquanto se preparava para receber a presidente da Hungria, Katalin Novák, no Palácio do Planalto.
Antes de falar aos jornalistas, Bolsonaro já havia adiantado a novidade para apoiadores durante sua saída do Palácio da Alvorada, afirmando que o diesel vindo da Rússia seria “mais barato”. Ainda não foram repassados detalhes sobre o acordo. Na última semana, pela primeira vez na história do país o preço do diesel esteve mais alto que o da gasolina.
As refinarias do Brasil não conseguem realizar a refinação de todo o diesel. Por isso, atualmente, 30% deste combustível consumido no país é importado. Em consequência, o mercado brasileiro de combustíveis sofre impactos devido à instabilidade do preço internacional, em especial depois da invasão Russa na Ucrânia.
Desde o início da guerra, países da União Europeia e os Estados Unidos diminuíram importações de petróleo e gás da Rússia, assim como fixaram sanções ao país devido a invasão feita por eles na Ucrânia. Apesar disso, o Brasil segue realizando negociações com o governo de Vladimir Putin.
(Com informações do g1)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10