quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil ocupa pela primeira vez o 8º lugar no ranking de criação de vagas em energia solar

POR Ana Carolina Morais | 06/10/2020
Brasil ocupa pela primeira vez o 8º lugar no ranking de criação de vagas em energia solar

Reprodução / BlueSol

N

Nesta segunda-feira (5), a Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar) anunciou que, pela primeira vez, o Brasil entrou no ranking dos dez países que mais geraram emprego no setor de energia solar fotovoltaica em 2019. O lugar ocupado foi o oitavo, e o país deixou alguns líderes históricos desse segmento para trás, como Alemanha e Reino Unido.

 

 

A Agência Internacional de Energia Renovável (Irena) é quem elabora o ranking. No relatório, foi demonstrado que o segmento de energia renovável gerou 11,5 milhões de empregos por todo o mundo no ano passado, possuindo a participação em peso da indústria solar fotovoltaica, com 3,8 milhões de postos de trabalho.

 

 

O Brasil, em seu oitavo lugar, gerou mais de 43 mil empregos em energia solar no ano de 2019, mas conforme levantamento da Absolar (que possui critérios mais abrangentes e abarcam todos os elos da cadeia de valor do setor com operações no território), o número total de contratações no ano atingiu o marco de 60 mil trabalhadores.

 

 

O quesito de igualdade, inclusão e representação também foi avaliado. “De acordo com o estudo, no quesito igualdade de oportunidades, o setor de renováveis é mais inclusivo e equilibrado em relação ao gênero, com as mulheres representando 32% dos postos, valor significativamente superior ao encontrado no setor de combustíveis fósseis, em que a representatividade feminina é de apenas 21%”, afirmou a Absolar, por meio de nota.

 

 

Para o presidente da entidade, Rodrigo Sauaia, a energia solar fotovoltaica buscará ser mais estratégica para se alcançar as metas de desenvolvimento socioeconômico e sustentável.

 

 

Com informações do Jornal Opção

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: