quinta-feira, 25 de abril de 2024

Brasil

Brasil negocia com a OMS compra de vacina contra varíola dos macacos

POR Jornal Somos | 25/07/2022
Brasil negocia com a OMS compra de vacina contra varíola dos macacos

Imagem: Science Photo Library/Getty Images

A

A Organização Mundial da Saúde (OMS) na ultima sexta-feira (23/7), declarou que a varíola dos macacos configura emergência de saúde pública de interesse internacional. O anúncio foi feito pelo diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante coletiva de imprensa. “Temos um surto que se espalhou rápido pelo mundo, através de novas formas de transmissão, sobre as quais entendemos muito pouco, e que se encaixa nos critérios do Regulamento Sanitário Internacional. Por essas razões, decidi que a epidemia de varíola dos macacos representa uma emergência de saúde pública de preocupação internacional”, disse.

 

  

Com 696 casos confirmados de varíola dos macacos no Brasil até a última sexta-feira (23/7), o país articula com a OMS a aquisão de vacinas contra a doença. De acordo com o Ministério da Saúde, as negociações estão sendo feitas de forma global com o fabricante para ampliar o acesso ao imunizante para os países onde há casos confirmados da doença.

 

 

Por meio de nota, a pasta ressaltou que a vacinação em massa não é preconizada pela OMS em países não endêmicos para a enfermidade, como é o caso do Brasil. A recomendação, até o momento, é que sejam imunizadas pessoas que tiveram contato com casos suspeitos e profissionais de saúde com alto risco ocupacional diante da exposição ao vírus.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: