quarta-feira, 24 de abril de 2024

Brasil

Brasil não joga bem, encontra dificuldades, mas vence no final em jogo com polêmica

POR Giovanni Mascarenhas | 24/06/2021
Brasil não joga bem, encontra dificuldades, mas vence no final em jogo com polêmica

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

A

A seleção brasileira entrou em campo nesta quarta feira (23) em jogo válido pela quarta rodada da fase de grupos da Copa América. A seleção comandada por Tite, que já estava classificada para a fase mata-mata antes mesmo do jogo, seguiu fazendo alterações e começou com o goleiro Weverton, além de um ataque composto por Richarlison, Gabriel Jesus e Everton Ribeiro, com Neymar jogando à frente da dupla de volantes,Casemiro e Fred.

 

 

Diferentemente do que aconteceu nos jogos anteriores, o Brasil enfrentou uma seleção que demonstrava uma grande dedicação à formação defensiva que propunha. A Colômbia se fechava bem e dava poucos espaços ao Brasil enquanto aguardava um contra-ataque para mostrar seu poderio ofensivo.

 

 

A oportunidade colombiana veio logo aos 10 minutos de jogo, quando, após jogada rápida, Quadrado cruzou para área e viu Luis Díaz marcar o gol mais bonito da Copa América até aqui. Golaço em um lindo voleio. Com a vantagem no placar, a seleção colombiana se fechou ainda mais. Apesar da grande posse de bola, o Brasil não conseguia levar perigo à meta do goleiro Ospina.

 

 

A primeira chance real do Brasil veio aos 20 minutos do segundo tempo, quando Firmino (que entrou no lugar de Everton Ribeiro no intervalo) desmontou a defesa colombiana e achou Neymar livre dentro da área. O brasileiro driblou o goleiro, mas já desequilibrado, chutou na trave. A próxima chance brasileira não seria tão clara e precisaria de uma participação decisiva da arbitragem.

 

 

Já aos 32 minutos da segunda etapa, Neymar tentou forçar um passe nas intermediações da área colombiana, mas a bola bateu no árbitro. Ele colocou o apito na boca e abaixou a cabeça, como quem pararia o jogo para devolver a bola à seleção brasileira. Acontece que a bola havia sobrado para Paquetá, que rapidamente passou para Renan Lodi cruzar para Firmino empatar o placar.

 

 

O gol demorou muito para ser confirmado. O VAR e tampouco o árbitro sabiam como proceder. A demora foi tamanha que justificou os 10 minutos de acréscimos dados.

 

 

E foi assim, justamente no último minuto dos acréscimos, que a seleção colombiana que tão bem defendia, se descuidou. Em cobrança de escanteio, Casemiro ficou sozinho na pequena área para cabecear para o fundo do gol.

 

 

Maior do que a importância da partida, o jogo se mostrou um excelente teste para o Brasil, que encarou um adversário bem melhor postado do que aqueles que já havia enfrentado até aqui. Apesar da vitória, o jogo serve para Tite saber que nem tudo será tão fácil: contra uma boa defesa, o Brasil passou a maior parte do jogo perdendo e precisou de um lance polêmico para encontrar o gol. No total, foram apenas 4 chutes brasileiros no rumo do gol em mais de 100 minutos de jogo.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: