sexta-feira, 26 de abril de 2024

Brasil irá doar até 30 milhões de vacinas contra a Covid ao consórcio Covax Facility

POR Ana Carolina Morais | 20/12/2021
Brasil irá doar até 30 milhões de vacinas contra a Covid ao consórcio Covax Facility

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

O

O Brasil irá realizar a doação de até 30 milhões de vacinas contra a Covid-19 ao consórcio internacional Covax Facility para serem distribuídas à países de baixa e média renda. O anúncio foi feito, nesta segunda-feira (20), na sede do Ministério da Saúde, pelo chefe da pasta, Marcelo Queiroga, junto ao ministro interino das Relações Exteriores, o embaixador Paulino Franco de Carvalho Neto.

 

 

A doação é consequência do compromisso firmado, depois da Cúpula do G20, em uma reunião de líderes mundiais. Na ocasião, gestores de Saúde de diversos países se comprometeram em ajudar as localidades onde o nível de imunização contra o novo coronavírus ainda não fosse satisfatório.

 

 

Os países que receberão as doses doadas pelo Brasil serão definidos, posteriormente, pelo Ministério das Relações Exteriores. As vacinas a serem enviadas fazem parte da quantia que o Brasil deveria receber do Covax Facility. Ao todo, foram acertados 42 milhões de imunizantes a serem recebidos do consórcio. Até o momento, o território brasileiro já usufruiu de 12,8 milhões de doses, e o restante será a quantidade destinada à doação.

 

 

Segundo Queiroga, inicialmente serão enviadas 10 milhões de doses de vacina contra a Covid. Apesar de já estar estipulada a quantidade, ainda não existe um prazo para a realização dessa entrega, uma vez que o trâmite será feito pelos próprios países que receberão os imunizantes.

 

 

O ministro da Saúde afirmou que a doação não irá desestabilizar o cronograma de vacinação brasileiro. “As doações realizadas pelo governo federal não comprometerão a nossa bem-sucedida estratégia de vacinação, incluindo a dose de reforço e todos os públicos e faixas etárias incluídas no nosso Programa Nacional de Imunizações”, explicou.

 

 

(Com informações do Metrópoles)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: